Plenário

Sessão Ordinária/ Lideranças

  • Períodos de Comunicação em homenagem aos policiais militares o dia interncional dos pacificadores das Nações Unidas. Na foto,o o vereador Rafão Oliveira.
    O vereador suplente Rafão Oliveira (PTB) (Foto: Henrique Ferreira Bregão)
  • Vereador Idenir Cecchim na tribuna.
    O vereador Idenir Cecchim (PMDB) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Na sessão ordinária da tarde desta quarta-feira (23/8), vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre, no período de Comunicações de Lideranças, abordaram os seguintes assuntos:

LEITURA – Sofia Cavedon (PT) lamentou posição da prefeitura relação ao Programa Adote Um Escritor, desenvolvido na rede municipal de ensino desde 2002. A vereadora lembrou que o programa prevê a compra de livros, a serem lidos e discutidos em salas de aula, num primeiro momento; completada, depois, com a visita do escritor à escola. A finalização é feita com passeio dos alunos à Feira do Livro. “A compra está vinculada a um projeto pedagógico. O acervo já chega vivo à escola”, afirmou. Conforme Sofia, licitação anunciada pelo Executivo, de R$ 700 mil, para a compra de lanches, identifica não haver falta de recursos na prefeitura, mas de escolhas: “é vergonhoso que um programa dessa abrangência, que fortalece o trabalho pedagógico ligado à cultura, seja vilipendiado dessa maneira”. (HP) 

SEGURANÇA – “Chega de aparthaids ideológicos.” Ao fazer essa afirmação, Rafão Oliveira (PTB) criticou separação e classificação de vítimas da violência urbana em minorias, feitas principalmente pela imprensa e grupos de apoio na divulgação de dados estatísticos. Ele defendeu proposta de que não se tratem questões da segurança de forma classista ou segmentada. “Há uma sensação de que umas categorias merecem mais atenção do que outras”, lamentou e completou: “todos merecem atenção da segurança e de associações que amparam vítimas”. Para Rafão a prioridade deve ser a segurança pública de todos, e não de um ou outro grupo. “Os criminosos não vêm suas vítimas como minorias. O bandido não olha cor ou preferência sexual”. (HP) 

SARANDI – Idenir Cecchim (PMDB) destacou Ordem de Serviço a ser assinada entre o Ministério das Cidades e a prefeitura de Porto Alegre nesta sexta-feira (25/8), prevendo o repasse de recursos para obras de micro e macrodrenagem no Arroio Areia, no bairro Sarandi, bem como para o restauro de casas de bombas nesta mesma região da Cidade. “Saúdo a continuidade de projetos de um governo a outro”, destacou ao lembrar que esta proposta foi iniciada em governos anteriores. “O dinheiro (para essa obra) virá numa boa hora. Vai arrumar e amenizar prejuízos e sofrimentos de uma grande parte da cidade”, afirmou. Ainda conforme Cecchim, a Câmara Municipal deverá ter sua parte como fiscalizadora das obras previstas. (HP) 

SARANDI II – João Carlos Nedel (PP) também destacou os recursos que serão recebidos pela cidade, de R$ 107 milhões, para obras no Arroio da Areia, no Bairro Sarandi. Nedel lembrou que o projeto, elaborado por técnicos do Departamento de Esgotos pluviais (Dep), prevê a instalação de galerias em grande parte da Avenida Nilo Peçanha, e deverá resolver o problema de alagamentos da região. Os recursos, como ainda destacou ele, igualmente serão utilizados para a modernização da Casa de Bombas Silvio Brum, na Avenida Sertório. O vereador, contudo, solicitou que o prefeito também se empenhe para a liberação de verbas para obras semelhantes no Arroio Moinhos, que corta o Partenon e as vilas São José e Vargas – entre outras -, locais que também sofrem com problemas de alagamentos. (HP)

Textos: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) 


Edição: Claudete Barcellos (reg. prof.