Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças

Sindicato dos Guardadores de Automóveis de Porto Alegre esclarece a diferença do exercício da profissão de guardador de carro e o flanelinha. Na foto, vereador Prof. Wambert.
Vereador Professor Wambert na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Nesta quinta-feira (7/11), vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre abordaram os seguintes temas em Lideranças, durante manifestações na tribuna do Plenário Otávio Rocha, na sessão ordinária:

DESRESPEITO - Marcelo Sgarbossa (PT) cobrou a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos pela falta de atenção dada a demandas da Vila David Canabarro apresentada pela Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Pública (Cedecondh). Uma das solicitações, a limpeza de área com mato e lixo na rua ao lado da Escola Estadual David Canabarro, seria de fácil atendimento. Após uma série de reuniões da Comissão com a comunidade e representantes do Executivo sem a resolução dos problemas apresentados pelos moradores, o vereador solicitou reunião com o secretário Ramiro Rosário sem obter sucesso. Ao destacar que tenta agendar a reunião desde o dia 28 de agosto e não é atendido pelo secretário, Sgarbossa criticou a postura do governo municipal em não atender os vereadores de oposição. Para ele, a postura é um “desrespeito com a cidade e com a comunidade, que precisa ser recebida e atendida”. 

EPTC - Professor Wambert (Pros) abordou a mobilidade em Porto Alegre, criticando a atuação da EPTC. Para o vereador, o trânsito na cidade continua caótico pela “natureza jurídica da EPTC”. Para o parlamentar, a Empresa deveria priorizar a orientação. “A EPTC tem uma obsessão pela multa e não pela orientação”, afirmou, dando o exemplo das faixas azuis, onde já foram aplicadas mais de 40 mil multas e não há agente de trânsito orientando os motoristas. O vereador citou projetos de lei de sua autoria que estão em tramitação na Casa e que “impactam diretamente a mobilidade em Porto Alegre”, como a proposta que “permite rastrear no Correio a multa até chegar na casa do cidadão”, um repositório de julgados dos recursos de trânsito “para que haja consolidação da jurisprudência”, a autorização para que transportes escolares utilizem a faixa azul, a obrigatoriedade de os agentes da EPTC utilizarem uma câmera de vídeo nos coletes e a criação de área para embarque e desembarque de aplicativos na Rodoviária, no Aeroporto e nos estádios de futebol.

Texto

Ana Luiza Godoy (reg. prof. 14341)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)