Plenário

Sessão ordinária / Lideranças

Movimentação de plenário. Reunião conjunta das Comissões Permanentes.
Vereadores durante a sessão desta tarde (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

No período de Lideranças da sessão desta quinta-feira (20/4) da Câmara Municipal de Porto Alegre os vereadores comentaram sobre os seguintes temas:

ABANDONO -  Sofia Cavedon (PT) comentou sobre a situação de abandono dos centros de comunidade Parque Madepinho (Cecopam) e da Vila Restinga (Cecores) administrados pela Prefeitura. A vereadora comentou que constatou os problemas durante as visitas da Frente em Defesa do Direito Social ao Esporte, Lazer e Recreação da Câmara. “No Cecores há mato alto no campo de futebol, na praça de esportes e no entorno do ginásio. Além disso, a piscina não pode ser utilizada”. Cavedon expôs aos colegas que a Restinga possui diversos times de basquete e de futebol americano que estão sendo prejudicados pela falta de manutenção do centro. “É muito grave a descontinuidade que está acontecendo de um governo para o outro nos serviços públicos”, criticou, ao pedir que o Executivo resolva a situação. (CM)

PEDIDOS - Aldacir Oliboni (PT) relatou que os agentes comunitários do Programa Saúde da Família possuem o direito a uma gratificação, conhecida como 14º salário. No entanto, eles ainda não receberam o valor referente a 2016. Segundo Oliboni, o secretário municipal da Fazenda, Leonardo Busatto, teria informado que era necessária a aprovação de uma nova lei para viabilizar esse pagamento. Porém, o vereador afirmou que algumas emendas já foram aprovadas, garantindo o recebimento. “O dinheiro está em caixa. Só precisa ser repassado”, explanou. Oliboni também se manifestou sobre o Posto de Saúde Santa Marta, explicando que nos atendimentos de madrugada os usuários não podem mais adentrar a unidade e ficam esperando para “retirar ficha para a consulta ao relento”. Por fim, o vereador pediu para que o Executivo dê uma atenção especial ao Hospital de Pronto Socorro, que “é referência para todo o estado”. (CM)

NARDES - Rodrigo Maroni (PR) comentou sobre o projeto de lei, de sua autoria, que concede o título de Cidadão de Porto Alegre ao ministro do Tribunal de Contas da União Augusto Nardes. Afirmando admirar o ministro, Maroni convidou os colegas para participarem de um almoço com o homenageado na próxima segunda-feira (24/4) na Câmara Municipal. “Faremos aqui para podermos reunir um maior número de pessoas”, explicou. O vereador ainda comentou sobre a parceria na luta pela causa animal com o deputado federal Cajar Nardes, irmão do ministro. “Ele é um agente fundamental nessa luta, cumprindo o papel de intermediador e auxiliando na causa nacional”, declarou. (CM)

ESCLARECIMENTO - Elogiando a disponibilidade do secretário municipal da Saúde, Erno Harzheim, que compareceu à sessão ordinária da última quarta-feira (19/4), Moisés Maluco do Bem (PSDB) esclareceu as declarações feitas por Aldaci Oliboni (PT). “O secretário da Saúde se reuniu hoje com a Procuradoria Geral do Município para discutir os incentivos aos agentes de saúde”. Ele enfatizou que é importante esclarecer que não é um 14º salário, mas sim um “incentivo aos agentes comunitários da saúde”. O vereador também se manifestou sobre o anúncio do prefeito Nelson Marchezan Jr de manter o Posto de Saúde Modelo atendendo até as 22 horas. “Nós, do governo, estamos muito felizes e comemorando mais essa conquista”, destacou. (CM)

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)