Plenário

Sessão Ordinária/ Lideranças

  • Movimentação de plenário. Na foto, a vereadora Sofia Cavedon na tribuna.
    Vereadora Sofia Cavedon (PT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto, a vereadora Lourdes Dallacort.
    Vereadora Lourdes Dallacort (PSDB) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (2/8), os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre fizeram uso do período de Lideranças para tratar dos seguintes temas: 

LEGISLATIVO - Para Lourdes Dallacort (PSDB), é uma honra ocupar uma cadeira na Câmara Municipal, no lugar do vereador e líder do governo, Moisés Barboza (PSDB). De acordo com ela, estar no plenário é uma das representações mais importantes da política. “Com ética, moral e trabalho, sempre encarei a vida de empreendedora com muita responsabilidade e me orgulho em continuar na política com os mesmos princípios”, declarou. Lourdes afirmou também ser importante representar as mulheres no poder legislativo, por serem minorias em cargos políticos. “Minha luta continua pela valorização das mulheres na política”, frisou. Ela ainda aproveitou para dedicar seus agradecimentos a seus amigos, família e colegas.  (MF) 

LEGISLATIVO II - Tarciso Flecha Negra (PSD) relatou críticas e ofensas que recebeu por um grupo que ocupava a frente da Câmara Municipal na tarde de quarta-feira (1/8). Segundo o vereador, as críticas vinham de pessoas que são contra a atual gestão municipal, e se dirigiam a ele de forma afrontosa. “Não sou da base do governo, não sou da oposição, sou independente”, disse. Tarciso declarou que vota naquilo que acredita ser bom para o futuro da população da cidade, e afirmou que irá continuar a trilhar o caminho que o levou até a Câmara. (MF) 

GOVERNO - Adeli Sell (PT) retomou o debate sobre a questão da previdência complementar, projeto enviado à Casa pelo Executivo. Para o vereador, no início a proposta parecia ser razoável, mas quando se aprofundou na questão disse que se trata de uma "bomba de efeito retardadado". Para ele, a proposta é negativa para a população, por desembolsar recursos que a prefeitura afirmava não ter no início de sua gestão. "Então já temos uma contradição", opinou. Conforme Adeli, o ideal seria não aprovar a medida, pois a prefeitura traz um conjunto de projetos equivocados que trazem um clima de tensão à Câmara. (MF) 

LEITOS - José Freitas (PRB) comentou sobre a inauguração ontem (1º/8) de parte do Hospital Santa Ana, localizado na zona sul da cidade. Segundo o parlamentar, os 28 leitos reservados para tratamento da saúde mental serão fundamentais para atendimento de crianças e adolescentes com problemas de vício. Eu, que já fui conselheiro tutelar por muitos anos, sei como é difícil receber crianças com problemas e não ter para onde encaminhar”, disse o vereador. Freitas aproveitou para parabenizar o atual secretário da Saúde, Erno Harzheim, pela iniciativa. “É uma gestão que vem dando certo”. (RA) 

CRÍTICAS - Sofia Cavedon (PT) criticou os governos municipal, estadual e federal pelo modelo de gestão que vêm imprimindo no país. “Reduzem os direitos dos trabalhadores através de reformas como a trabalhista e da previdência”, disse a parlamentar, ressaltando que “não é à toa que Lula está em primeiro lugar nas pesquisas”. Segundo ela, este resultado é consequência do modelo de gestão empregado pelo ex-presidente. “Foi modelo de desenvolvimento econômico e políticas para moradia popular”. Sofia criticou ainda o governo estadual que, segundo ela, está deixando um triste legado. “Hoje temos um verdadeiro massacre na educação através de fechamento de escolas e falta generalizada de professores”. (RA) 

PROJETOS - Clàudio Janta (SD) falou que vai propor aos demais vereadores a realização de uma sessão ordinária extra na próxima semana. “Temos muitos projetos importantes tramitando na Casa”, enfatizou o parlamentar, dizendo que, em função dos projetos do Executivo, os demais ficaram represados. O parlamentar citou como exemplo um de sua autoria. “Estou propondo o censo de inclusão de autistas”, disse Janta, explicando que a proposta pretende identificar o perfil socioeconômico e o grau do transtorno para que seja criada uma carteira de identificação do portador da doença. (RA) 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
          Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)