Plenário

Sessão Ordinária/ Lideranças - Comunicações

  • Movimentações de plenário. Na foto, na tribuna, o vereador Idenir Cecchim.
    Vereador Cecchim na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Giulia Secco/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto, na tribuna, o vereador Moisés Barboza.
    Moisés Barboza falou sobre a valorização da orla (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Na sessão ordinária desta segunda-feira (17/9), os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre utilizaram os períodos de Lideranças e Comunicações para debater os seguintes temas: 

SEGURANÇA I - Adeli Sell (PT) abordou a situação do prédio histórico conhecido como Casa Azul, localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. De acordo com o vereador, trata-se de uma questão que vem atormentando moradores da região, por ser uma obra em processo de decadência que coloca em risco a vizinhança. Para ele, além do problema de circulação - causado pela interditação no entorno do prédio - há problemas de intranquilidade em geral, devido a ocupação desenfreada de dependentes químicos que circulam por ali, bem como o problema de água estagnada. "Teremos problemas graves de sanaemento". Adeli também denunciou atividades festivas que burlam a legislação no Cais do Porto, assim como a quantidade de buracos nas principais vias da cidade. (MF) 

TRANSPORTE - Sofia Cavedon (PT) registrou sua inconformidade com a situação de atendimento do transporte coletivo na capital. Conforme ela, há uma falta de gestão, em razão da redução do horário de algumas linhas sem nenhum motivo apresentado. Cavedon constatou que a falta de ônibus acontece em horas em que há uma grande demanda de passageiros que fazem uso do transporte público para chegar a escola e ao trabalho. "Isso vai indicar o abandono escolar, ou muita ausência nas aulas", lamentou. A violência nas filas dos terminais de ônibus foi outro ponto levantando pela vereadora, que disse ter presenciado assaltos com pouco intervalo de tempo. Por fim, ela fez um apelo para que o governo municipal solicite uma ronda da Brigada Militar no Centro Histórico nos horários de grande concentração de pessoas. (MF) 

DESENVOLVIMENTO - Moisés Barboza (PSDB) falou sobre a importância do desenvolvimento de recursos hídricos no município e lembrou que o Executivo tomou a iniciativa de propor um projeto de política municipal hidroviária. Segundo ele, a ideia é que, com o aumento da integração de porto-alegrenses com Guaíba, é desenvolver uma estrutura de apoio naútico de Guaíba para Porto Alegre. Barboza também aproveitou para saudar a Secretaria Municipal de Educação, que conforme ele, realizou a abertura de 500 vagas nas entidades educacionais cadastradas na prefeitura. "Temos que comemorar isso". O vereador ainda se manifestou a respeito de um livro no qual elenca uma série de mentiras na política brasileira, que para ele, expõe as falácias de antigos governantes. (MF) 

SEGURANÇA II - Idenir Cecchim (MDB) também se manifestou sobre a situação do prédio histórico  Casa Azul. "Já pode ser chamada de casa preta", disse. Para o vereador, a cidade  tem um sério problema para definir o que é patrimônio histórico. Conforme Cecchim, o Epahc (Equipe do Patrimônio Histórico e Cultural) tem atrasado a cidade. "Eles confundem coisa velha com coisa histórica", criticou. Ele defendeu que é preciso zelar pela integridade física de quem passa no local e fazer algo em relação ao assunto. De acordo com ele, a grande maioria desses imóveis já pertencem a prefeitura, em razão do IPTU em atraso e atualmente representam perigo a sociedade, além do prejuízo comercial devido a falta de circulação de pessoas. (MF) 

MOBILIÁRIO - Adeli Sell (PT) relatou que a Prefeitura de Porto Alegre teima em colocar em questão a licitação dos relógios. Contudo, ele também afirmou que representantes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) dizem ser prioridade as placas de rua, assim como os banheiros públicos teriam uma prioridade anterior. Ainda assim, Sell mencionou que a cidade tem paradas de ônibus caindo aos pedaços, e fez esta exemplificação com as paradas de ônibus do bairro Lami, local em que as pessoas esperam o transporte público na chuva. Por fim, Adeli enfatizou que podemos ter um excelente mobiliário urbano, porque a cidade é capaz de ser colocada em evidência. (BSM)

VACINAÇÃO - Márcio Bins Ely (PDT) também enfatizou a questão do mobiliário urbano, a limpeza das áreas urbanas e o descongestionamento da poluição visual que Porto Alegre enfrenta, mas priorizou o tema da vacinação e o combate à poliomielite. Bins Ely informou existir uma preocupação muito grande com os índices de vacinação, sobretudo com crianças em idade escolar, sejam elas de escolas públicas, sejam de escolas privadas. O vereador destacou que seguir o cartão de vacinação, assim como a plena aplicação das vacinas, pode salvar vidas. Para tanto, disse que pais, mães, filhos e sociedade em geral devem ficar atentos. (BSM)

Textos de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
              Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)