Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Comunicações

  • Na foto: Vereador Professor Alex Fraga
    Vereador Prof. Alex Fraga (PSOL) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Na foto: Vereador Felipe Camozzato
    Vereador Felipe Camozzato (NOVO) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Durante a sessão ordinária desta quarta-feira (22/2), nos tempos destinados às Lideranças partidárias e às Comunicações, os vereadores da Câmara Municipal de Porto Alegre discutiram os seguintes assuntos: 

RACISMO - Tarciso Flecha Negra (PSD) falou sobre as manifestações de racismo dirigidas ao jogador de futebol brasileiro Everton Luiz, que defende o Partizan Belgrado, da Sérvia, durante um jogo do campeonato local, no último domingo. “O atleta deixou o campo chorando após a partida, porque a torcida adversária imitava macacos e exibia faixas de cunho racista”, revelou Tarciso. O vereador disse ainda que os jogadores do Rad, time adversário, apoiaram as ofensas e lamentou que o racismo presente na sociedade acabe aparecendo nos gramados. “Não é apenas uma patologia do futebol, mas uma doença social. O esporte é a válvula de escape das minorias preconceituosas”, declarou. O parlamentar defendeu a punição aos infratores e campanhas educativas nas escolas e nos meios de comunicação como forma de combater o preconceito racial. (PE)

EDUCAÇÃO – Prof. Alex Fraga (PSOL) tratou sobre a reunião do prefeito e do secretário municipal de Educação com os diretores de escolas municipais, onde foram expostos os planos para a educação do município. “Destaco a falta de visão dos gestores sobre a realidade de nossas escolas”, afirmou o vereador, criticando a exposição realizada pelo Executivo. “ Há erros grotescos, como a afirmação de que os alunos são recebidos às 7h30min para o café e as aulas começam apenas às 8 horas, sendo que isso acontece apenas em escolas de Educação Infantil, onde o refeitório é pequeno, sendo necessário o revezamento entre as turmas”, atestou. Alex criticou ainda as afirmações de que os professores ficariam nas escolas por mais tempo e de que haveria um aumento na carga horária. “Ou há uma profunda desinformação, ou um mau-caratismo do prefeito Marchezan e do secretário”, completou. (PE)

CPI – Falando pela liderança de oposição, Roberto Robaina (PSOL) abordou a nova operação policial deflagrada no Departamento de Esgotos Pluviais (DEP) de Porto Alegre. “Já que finalmente o governo designou sua liderança na Câmara, queremos sua posição sobre a demanda de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar e apoiar a investigação policial sobre o escândalo no DEP”, declarou. O parlamentar disse também que a oposição solicitará uma audiência com o prefeito para discutir o tema e classificou os desvios como “um assalto a um órgão público” da Capital. “Recursos públicos seguem sendo drenados para empresas privadas, e essa CPI vai se impor por exigência da sociedade”, atestou, pedindo medidas do governo contra o que chamou de “crime contra a prefeitura”. (PE)

EDUCAÇÃO II - Sofia Cavedon (PT) comentou a exposição das novas diretrizes da rede municipal de ensino feita pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e pelo secretário de Educação, Adriano de Britto. “O prefeito chamou os diretores de escola para anunciar a revogação de um decreto de 2004 e modificando a forma de cumprir a carga horária dos professores”, afirmou. Segundo ela, com isso, o Executivo está “desorganizando o calendário escolar”. “Os professores se revoltaram pela absoluta falta de escuta e de democracia e pelo diagnóstico equivocado de ‘terra arrasada’”, argumentou. Sofia disse que a visão pedagógica apresentada é diferente da que vem sendo desenvolvida na rede municipal e atestou que a mudança estaria desconectada com o debate e desqualifica o planejamento escolar. “Representa o desconhecimento com o cotidiano da escola, ruptura com a política desenvolvida e uma postura não democrática”, finalizou. (PE)

SEGURANÇA - Felipe Camozzato (NOVO) fez duas menções: uma referente ao assassinato do coronel do Exército nessa segunda-feira e também ao arrastão durante içamento da ponte do Guaíba, nesta quarta-feira. Conforme os acontecimentos mencionados, para o vereador a segurança pública vive um cenário de caos. Ele também comentou sobre as mudanças no ensino municipal. Camozzato disse ser válido lembrar que o Ideb vai mal e que é possível analisar as medidas tomadas. Para ele, mudanças são necessárias no ensino, mas também são válidos os questionamentos e que sejam observados os próximos passos. (MF)

LEGISLATIVO - José Freitas (PR) destacou que, por sete anos, esteve como conselheiro tutelar da região central de Porto Alegre e fez parte também da Corregedoria por dois mandatos, sendo ainda coordenador-geral dos conselhos tutelares. A pedido de conselheiros tutelares, o vereador disse que pensa em reativar a Frente Parlamentar da Criança e do Adolescente, pois os conselheiros estão sem representatividade na Casa. "Que venhamos lutar por essa bandeira, por crianças e adolescentes", completou, ao salientar que o projeto já está em tramitação. (MF)


EDUCAÇÃO III
- Reginaldo Pujol (DEM) falou sobre as novas medidas anunciadas na educação, que, segundo ele, vêm repercutindo negativamente. Vice-presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte, o vereador afirmou que a Cece está absolutamente aberta para que a Casa possa promover um debate seguro sobre o tema. “Nós estamos dispostos a assumir a responsabilidade de promover uma discussão, em conjunto com todos os vereadores”, disse. Pujol anunciou que irá diligenciar o contato com o secretário de Educação do município para iniciar o debate, que, em sua visão, precisa ser feito com urgência. (MF)

SAÚDE - André Carús (PMDB) falou sobre os trabalhos recentes desenvolvidos na Cosmam, aprofundando temas que trarão benefícios à população de Porto Alegre no âmbito da saúde. O vereador garantiu que seguirá visitando todos os hospitais da cidade que devem prestar conta dos serviços oferecidos à população. Citou os principais hospitais da cidade que possuem contratação com o município e disse que, ao final de todas as visitações, será divulgado relatório. O segundo ponto discutido foi o sistema Fala Porto Alegre 156. De acordo com ele, cabe ao vereador adotar uma postura colaborativa no sentido de atender as demandas solicitadas pelo sistema. Pediu para que fossem olhados com maior atenção os pedidos do 156 não só de vereadores, mas também os feitos pelos cidadãos. (MF)

ARMAS - Comandante Nádia (PMDB) saudou o 72º aniversário da Tomada de Monte Castelo, na Itália, pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), ressaltando a participação dos Pracinhas do Brasil neste fato histórico. A vereadora reforçou o convite para o ato Armas Pela Vida, que ocorrerá no próximo dia 12 de março, no Parcão. A parlamentar ressaltou que "os cidadãos do bem devem ter as mesmas condições de se defenderem dos marginais", observando que, no Brasil, existem exigências e regras para que um cidadão tenha porte de armas, "a exemplo do  curso técnico para uso de arma". (AS)

VISITA -  Professor Wambert (PROS) registrou a visita de Luiz Périssé, presidente da Associação dos Cavaleiros da Soberana Ordem Militar de Malta de São Paulo e Brasil Meridional, no Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal, e esclareceu sobre as atividades dessa entidade. "É a organização comunitária mais antiga em atividade no mundo, com assento na ONU, pelas suas realizações sociais, semelhantes ao que desenvolve a Cruz Vermelha", informou.  Ao parabenizar a Associação por seu trabalho, Wambert destacou os 300 cavaleiros que se dedicam às obras beneficentes em diferentes locais do Brasil. (AS)

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
           Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
           Angélica Sperinde ( reg. prof. 7862)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)