Plenário

Sessão Ordinária/Lideranças e Comunicações

Movimentações de plenário.
Plenário Otávio Rocha da Câmara Municipal (Foto arquivo) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Na tarde desta quinta-feira (9/5), durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereadores, na tribuna, fizeram os seguintes pronunciamentos:

TRANSPORTE - Adeli Sell (PT) criticou possibilidade de mudanças no terminal da linha T1, trazida por um usuário, sem que isso seja dialogada com os vereadores, já que se trata de uma das que são utilizadas para o acesso à Câmara Municipal. Disse que não é mais possível que técnicos da EPCT promovam alterações sentados em uma mesa na frente de um computador, "porque a cidade real, dos buracos, de afunilamento de vias, entre outras questões, é bem diferente da virtual". Ainda pediu que a reforma da Casa Azul, na esquina da Riachuelo com a Marechal Floriano não seja demorada como a da Ponte de Pedra. Lembrou que ao contrário do que acontece na atualidade, grandes obras como a do Viaduto Otávio Rocha, que cortou morro no centro da cidade, no tempo da picareta, foram realizadas em quatro anos, entre 1928 e 1932. (MG)

MEIO-AMBIENTE - André Carús (MDB) antecipou programação do Legislativo, através da Cosmam, na Semana Municipal do Meio Ambiente. Disse que os eventos e atividades, promovidos desde 2018, não trazem prejuízo às atividades da prefeitura. Informou que esse ano, entre 3 e 7 de junho, serão disponibilizados para o público interno e à sociedade em geral, além da abertura oficial no dia 3; a apresentação de projeto sobre mudanças climáticas, de autoria do vereador Cássio Trogildo (PTB), no dia 4; um painel sobre a qualidade do ar e a promoção da saúde, no dia 5; um seminário sobre os desastres ambientais e seus reflexos urbanos e o lançamento de exposição sobre a ecobarreira no arroio dilúvio, no dia 6; e no encerramento, dia 7, uma oficina sobre energia solar. (MG)

MONITORAMENTO - Cassiá Carpes (PP) criticou o mau funcionamento das câmeras de monitoramento em Porto Alegre. Disse que existem comunidades, como a do Morro Apamecor, que há bastante tempo desejam integrar mais de 20 equipamentos ao sistema da prefeitura. Pediu à liderança do governo que leve a demanda ao prefeito e ainda lembrou a possibilidade de parceria da guarda municipal com a Brigada Militar para a abertura de um posto policial no local. “Mas a prefeitura precisa abrir o diálogo e agilizar o andamento dessa solicitação”. Para Cassiá, o Executivo não deve pensar só em grandes obras, como a Orla, mas também ter um olhar para as pequenas necessidades das comunidades mais distantes do Centro. Finalizou reclamando da sujeira das paradas de ônibus, que segundo ele, impedem a visualização dos usuários e favorecem o roubo nesses locais. (MG)

EXPOSIÇÃO - Hamilton Sossmeier (PSC) informou que, por uma proposição do seu gabinete, está à disposição do público, até o dia 17 de maio, na Avenida Clébio Sória, andar térreo do Legislativo, a exposição Violência contra a Mulher e a Criança, realizada pela artista plástica Mirian Arceno Rocha. Sossmeier disse que as imagens, que retratam a situação de mulheres espancadas e crianças abusadas espancadas, tratam de um tema delicado, mas que precisa ter, cada vez mais eco junto à sociedade. Lembrou que só nos últimos três anos houve o registro de duas mil ocorrências de abusos contra crianças, número que vem aumentando. “A cada 24 horas cerca de 320 crianças são abusadas sexualmente”, afirmou da tribuna, o que segundo ele, exige dos governos uma articulação intersetorial, especialmente no que se refere ao abuso de crianças e adolescentes. (MG)

PROBLEMAS - Adeli Sell (PT) contou que nesta quarta-feira (8/5) participou de duas agendas com a presidente Mônica para tratar de questões concretas. O vereador ainda destacou ser necessário dar uma atenção para os moradores de rua. “Estive com a comandante Nádia e soube que Porto Alegre vai se espelhar em Florianópolis que tem uma experiência interessante na área”, disse. De acordo com Adeli, os buracos também são outro problema da capital.  “Agora a responsável é a Secretaria de Serviços Urbanos. Hoje enviei um dossiê fotográfico, há duas crateras imensas na Demétrio com a Espírito Santo. Passa semana, vai semana e tudo continua a mesma coisa. A cidade deve ser para as pessoas e a prefeitura tem que agir imediatamente”, explanou, apontando a poda das arvores como questão que também exige solução. (LV)

CÂMERAS - André Carús (MDB) trouxe o dado de que a cada quatro câmeras públicas, três estão estragadas. “Essas ferramentas servem tanto para a prevenção como para a tomada do delinquente. Faço referência a uma lei da qual eu sou autor. Antes mesmo dela continuar a sua tramitação, fomos chamados no SEI para que fizéssemos alguns ajustes no texto, acolhemos a sugestão. A lei 12395/18 institui o sistema colaborativo de segurança e monitoramento de Porto Alegre”, disse. Segundo Carús, a lei é recente e está pronta para começar a funcionar. “Mas é preciso que se implemente, mas isso só se confirma com vontade política. Vale lembrar que os bancos são omissos disso, por exemplo, na saidinha de banco ainda tem muito batedor de carteira”, relatou. (LV)

POPULISMO - Moisés Barboza (PSDB) destacou que muitos vereadores sobem à tribuna com um discurso eleitoreiro. “Eles falam em saúde, segurança e educação, então que nos ajudem se sabem como fazer se não há recurso”, disse. O parlamentar comentou ainda que a Carris diminuiu 70% do déficit com boa gestão e pediu que a bancada do PT pare com seu discurso sobre este tema. “Enviem pedidos de providências para os órgãos, façam uma oposição construtiva. Agradeço aos 24 vereadores que votaram a favor do aumento do IPTU para construímos uma cidade melhor. Chega de populismo eleitoreiro”, finalizou. (LV)

ÁGUA - Engenheiro Comassetto (PT) saudou as mães presentes no plenário e afirmou que nada melhor do que as mães para entenderem os problemas do dia a dia da cidade. “Neste verão, por exemplo, Porto Alegre ficou mais de semanas sem água potável em várias regiões. Pergunto: como uma escola infantil pode ficar sem este recurso? O Dmae é uma jóia de Porto Alegre, a Carris é outra jóia que foi dilapidada, era a melhor empresa de transporte público do Brasil, premiada nos fóruns de mobilidade urbana”, ressaltou ao afirmar que uma das principais linhas lucrativas da empresa foi repassada para a iniciativa privada. O vereador disse ainda que a intenção de sua bancada é sempre discutir as questões e chegar a soluções e denunciou que a cidade está toda entupida, porque recursos foram desviados pelo DEP. (LV)

Texto

Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Lisie Bastos Venegas (reg. prof. 13.688)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)