Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Comunicações

Movimentação de Plenário
Vereadores na sessão de hoje da Câmara (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Nos períodos de Lideranças partidárias e de Comunicações, na sessão desta quarta-feira, (21/9), os vereadores da Câmara Municipal abordaram os seguintes assuntos:

PARALIMPÍADAS - Tarciso Flecha Negra (PSD) comentou sobre o encerramento das Paralimpíadas Rio 2016 e afirmou que se emocionou com o exemplo dos competidores. “Confesso que chorei vendo algumas entrevistas por admirar a superação dos atletas, primeiramente, sobre o as suas próprias dificuldades e, depois, por enfrentar todos os obstáculos para conquistar medalhas”. O Brasil ficou na 8ª colocação no quadro de medalhas com 14 de ouros, 29 pratas e 29 bronzes. “Tem que haver um aplauso de todo o país para essas pessoas porque elas são exemplos para nós. O Brasil precisa dar mais incentivo para que elas possam chegar dignamente para competir e buscar vitórias nos eventos paralimpícos". (CM)

HOSPITAL - Rodrigo Maroni (PR) falou sobre o Hospital Veterinário público que está sendo construído em Porto Alegre. “A luta que seguimos fazendo aqui na Câmara é para que ele realmente funcione”, disse o vereador. Segundo ele, muitas das obras públicas são realizadas, mas sem o funcionamento efetivo. “ Espero que este hospital atenda como o SUS, e que os donos de animais não tenham que aguardar meses para que estes sejam atendidos”, declarou Maroni, que também reivindicou o atendimento 24 horas e em finais de semana e ambulâncias para os animais. (PE)

SEGURANÇA - Sofia Cavedon (PT) falou sobre a reunião que teve junto à Casa Civil do governo do Estado e à secretaria estadual de Segurança. “Levei até os órgãos as indicações de minha autoria aprovadas no plenário da Câmara, com a intenção de chamar a atenção para o desastre que acontece em Porto Alegre a partir do desmonte dos Territórios da Paz”, disse a parlamentar. Sofia argumentou que com a ausência do projeto, professores e médicos não aceitam a lotação para trabalhar nas áreas afetadas pela violência. Por fim, a vereadora disse que há avanços importantes para o cercamento eletrônico de Porto Alegre. “Vamos nos reunir junto à EPTC, Procempa e Procergs para verificar a disponibilidade”, finalizou. (PE)

CULTURA – Sofia Cavedon também falou sobre a 23ª edição do festival Porto Alegre em Cena, que ocorre na Capital. “É preciso reconhecer que o espetáculo está sendo maravilhoso, com grandes apresentações”, declarou. Segundo ela, “os artistas do Brasil que estão em Porto Alegre mostram que a cultura é imprescindível”. “É um momento do deleite e da fruição da beleza de nossa classe artística”, afirmou. A vereadora criticou ainda as más condições em que se encontram algumas casas de espetáculo da cidade e parabenizou a presidência da Câmara pela promoção da Mostra de Artes Cênicas do Teatro Glênio Peres. (PE)

MOBILIDADE - Adeli Sell (PT) fez um apelo ao colega Kevin Krieger (PP), ex-presidente da Fasc. “Que o senhor fale com o atual presidente sobre algumas situações constrangedoras que acontecem em Porto Alegre, como no Viaduto Otávio Rocha”, declarou Adeli, classificando a situação como “inadmissível”. “As pessoas que estão ali, em regra geral, não oferecem nenhum perigo, por isso devem ter algum tipo de assistência às pessoas que estão ao léu”, defendeu o parlamentar. O petista também criticou o descumprimento de horário por parte de algumas linhas de ônibus de Porto Alegre. “Em várias linhas há atrasos e ônibus que não funcionam. Apelo veementemente à EPTC para que coloque agentes de transporte para fiscalizar as empresas”, finalizou. (PE)

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
           Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)