Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Comunicações

  • Período de Comunicações em homenagem ao transcurso dos 181 anos da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Na foto, o vereador André Carús.
    Vereador André Carús (MDB) (Foto: Andielli Silveira/CMPA)
  • Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Adeli Sell.
    Vereador Adeli Sell (PT) (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Os vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante os períodos de Comunicações e Lideranças da sessão ordinária desta quinta-feira (29/11), trataram dos seguintes temas:

CIDADANIA - Mendes Ribeiro (MDB) enalteceu e elogiou a nomeação do deputado federal Osmar Terra, ontem (28/11), pelo presidente eleito, Jair Bolsonaro. “Osmar vai ocupar o cargo de ministro da Cidadania, que agrega o desenvolvimento social, esporte e cultura”, disse. “Bolsonaro não está procurando por partidos, mas pessoas competentes”, afirmou Ribeiro ao citar a tranquilidade dele sobre Osmar: “um homem sério, dedicado e trabalhador”. “Ainda jovem, Osmar foi prefeito de Santa Rosa, no RS, e modelo na saúde. Criou um plano de carreira para os profissionais da saúde”, disse. Além disso, “foi secretário da Saúde no governo do Germano Rigotto, e ministro do Desenvolvimento Social no governo Temer.” Ribeiro ainda afirmou que vai “trabalhar para que o esporte, importante inclusor social, tenha uma atenção especial no ministério de Osmar”. (BSM)

CIDADANIA II - Adeli Sell (PT) também comentou a nomeação de Osmar Terra. “Conheço Osmar Terra. Já desenvolvemos ações conjuntas, como na questão do transporte de passageiros. Selamos compromisso”. disse o vereador. “Mas se já foi difícil a gestão de Terra no atual governo, imagina nesse próximo - rendido à política dos Estados Unidos. Um celeiro de políticas conservadoras, autoritárias e de sustentação da ditadura”, contestou o petista ao rememorar que a política do presidente eleito é de submissão às grandes transnacionais. Neste sentido, o parlamentar lembrou que “antes de assumir a presidência, Bolsonaro mandou acabar com a Conferência do Clima, no ano que vem”. “Não podemos embelezar um governo que se apresenta com essa miscelânea e é só aparência”. reforçou. Por fim, Adeli defendeu a ideia de que “não será o ministro Osmar Terra, tampouco o MDB, que vai salvar essa lavoura contaminada”. (BSM) 

CORRUPÇÃO – João Bosco Vaz (PDT) disse que é preciso saber não generalizar a corrupção na política. Durante sua fala, ele declarou que se a pessoa tem competência para ajudar no desenvolvimento de determinada área, não importa se ela participou de outros governos. Conforme Bosco, grande parte da corrupção se concentra na gestão petista. “A contaminação política 99% é do PT”, constatou, ao afirmar que é preciso com que petistas façam o mea culpa das ações do partido. Com a nomeação de Osmar Terra para ministro da Cidadania, o vereador disse ter esperança nas áreas da cidadania, do esporte e do lazer, para que se possa resgatar e criar possibilidades a estes setores do país. (MF) 

GOVERNO – André Carús (MDB) afirmou que atualmente sente falta de firmeza no exercício da atividade política partidária. “Pena que algumas lideranças do Estado do nosso MDB estejam com a espinha dorsal não ereta. Se curvam”. Em relação à transição do governo estadual, o vereador disse que é uma tristeza ver que algumas pessoas desejam um debate de terceiro turno. Sobre o regime de recuperação fiscal do governo Sartori, Carús afirmou que técnicos da Secretaria da Fazenda do Estado foram muito claros na defesa da adesão do regime que não cria qualquer exigência de privatização do Banrisul. Ainda segundo ele, se teve um governo que ajustou as finanças do Estado foi o governo Sartori.  (MF) 

BURACOS – Adeli Sell (PT) considerou preocupante a situação do 4º Distrito de Porto Alegre. Conforme o ele, quem segue pela região até a Arena do Grêmio sofre com alagamentos brutais nos dias de chuva e empoeiramento nos dias em que não chove. A região apresenta também problemas com buracos, lixo e desdém da gestão pública, conforme o relato do vereador, que apontou também problemas nos fios de iluminação pública e postes quebrados pela metade. No restante de seu discurso, Adeli defendeu uma atenção especial para estes problemas da cidade e criticou o estado em que ruas do Centro Histórico se encontram, prejudicando a circulação de pessoas, sobretudo de idosos e cadeirantes. “Lutarei com meus colegas aqui por uma Porto Alegre melhor”.  (MF)

BANRISUL - Cassiá Carpes (PP) defendeu a importância do Banrisul para o fomento da economia estadual. Em sua declaração, o vereador disse que sem o banco, o estado não teria capacidade de crescimento econômico da mesma forma que a instituição possibilita. "É nosso e tem que ser nosso". A respeito da nomeação de OSmar Terra para o Ministério da Cidadania, Cassiá afirmou que torce muito para que a indicação dê resultados positivos e elogiou os trabalhos realizados por Terra nas gestões anteriores. O vereador também defendeu uma atenção especial à valorização do esporte nas escolas. De acordo com ele, só com a implementação do esporte escolar se pode tirar crianças da marginalidade e do mundo das drogas. "Se o Brasil não se der conta disso, não vai sair da mesma". (MF) 

HOMENAGEM - Idenir Cecchim (MDB) criticou a ausência das bancadas do PSOL e PT no plenário antes da homenagem à Brigada Militar (BM). “Parece que a Brigada Militar não cuida do PT. É a Polícia Federal que está prendendo os seus colegas”, ironizou. Respondendo ao discurso do vereador Adeli Sell (PT), que criticou a integridade das instituições, acusou que o envenenamento das instituições foi obra do Partido dos Trabalhadores. “Não acho que devemos tratar com eles e nós. Nós que estamos no plenário acreditamos nas nossas instituições e governantes”, declarou. Embora reconheça que haja exceções, o vereador defendeu que “se alguém meteu a mão na coisa pública”, deve ser preso. Ainda sobre a homenagem aos 181 anos da Brigada Militar, defendeu que a Casa se coloque sempre ao lado da instituição, e aproveitou para, mais uma vez, questionar as bancadas ausentes. “Nós vamos ficar aqui porque acreditamos em quem estamos homenageando”, disse. (MC)

SOCIAIS - João Bosco Vaz (PDT) falou sobre sua preocupação com as questões sociais em Porto Alegre. Segundo ele, os projetos sociais desapareceram na cidade nos últimos anos. O vereador desejou que o prefeito consiga realizar mudanças na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, pois, segundo ele, em seu tempo à frente do órgão, os projetos que foram deixados não tiveram continuidade. Entre eles, o vereador citou projetos extintos como o Bonde da Cidadania, no qual um ônibus passava pelas ruas de Porto Alegre atendendo jovens vulneráveis ao oferecer práticas esportivas e de higiene. O vereador ainda lembrou os projetos de sua autoria como o Social Esporte Clube, onde eram oferecidas vagas para práticas esportivas em clubes da cidade de forma gratuita, e o Banco do Tênis, que recebia doação de calçados para oferecer às crianças carentes, permitindo que elas praticassem esporte. Para o vereador, sem uma ocupação, as crianças podem ser levadas para o crime. “Será que essa Secretaria de Desenvolvimento Social não enxerga isso?” (MC)

Texto: Bruna Schlisting Machado (BSM)  
          Munique Freitas (estagiária de Jornalismo) 
          Matheus Closs (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)