Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Comunicações

  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador Cláudio Conceição.
    Vereador Cláudio Conceição na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Movimentação de plenário. Na foto, vereadora Lourdes Sprenger.
    Vereadora Lourdes Sprenger na sessão ordinária desta quinta-feira (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Na tarde desta quarta-feira (04/7), vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre trataram dos seguintes assuntos em períodos de Comunicação e Lideranças:

ALERGIA - Cláudio Janta (SD), como pai de uma menina que sofre de diversas alergias, falou sobre dificuldades em achar no mercado produtos para quem não pode ingerir proteínas, como do leite, do ovo, do sódio, ou da maçã, entre outros. "Como pais, temos uma grande preocupação. Isso causa muito desconforto as crianças". Segundo ele muitos produtos não trazem em seus rótulos a identificação das substâncias utilizadas na fabricação. "Protocolamos projeto aqui na Câmara para que haja esse tipo de serviço de identificação, nos mercados e estabelecimentos comerciais, e contamos com o apoio de todos. O número de crianças que nascem com alergia à proteína do leite e à proteína animal vem crescendo muito". (PB)

PRIVATIZAÇÃO - Lourdes Sprenger (MDB) destacou privatização que foi autorizada nesta semana: "A CEEE, que tinha bons funcionários, mas que não mas que não vinha caminhando bem nos últimos anos". A vereadora lembrou que a empresa sempre teve tradição de bons serviços, com funcionários comprometidos. "Mas, a tradição se foi, as barragens ficaram todas por aí, não sabemos quem vai administrar e como vão fazer isso". Lourdes disse ainda que, enquanto a companhia tinha uma boa arrecadação ficou em pé, mas agora a resposta veio. "Essa é a minha tristeza, ver chegar a esse ponto". Ela destacou que os funcionários terão apenas seis meses para mudar seus destinos: "Penso que os funcionários poderiam ter um tempo maior para a qualificação e não perder seus empregos". (PB)

CONSERTO - Cláudio Conceição (DEM) manifestou preocupação sobre denúncia que chegou no seu gabinete por uma cidadã que o procurou, após ter solicitado, pelo telefone 156, atendimento da prefeitura, o conserto de luminárias em sua rua. "Ela teve o retorno, sendo dito que o serviço havia sido feito. Mas ela contesta de que o conserto não foi realizado. E nós, como base do governo, temos que fiscalizar", detacou. Segundo o vereador, foi verificado pelo seu gabinete de que nada de fato foi feito, e o pedido constava no sistema. "Constatamos que ou não está sendo dada a devida atenção, ou está sendo postergado o pedido desta senhora. Foram quatro pedidos e nada foi resolvido. Isso na Lomba do Pinheiro, sendo quatro postes de iluminação sem conserto algum. Pedimos providências". (PB)

IDOSOS - Adeli Sell  (PT) citou algumas demandas ao governo municipal. "Eu peço que chame o Conselho Municipal do Idoso para a discussão e debata sobre suas demandas. Reservando 10% do fundo para cumprir demandas para os idosos mais necessitados".  Conforme o vereador, a população conta com mais de 40% de pessoas com mais de 60 anos. Mesmo com esse número - como lembrou op vereador-, e com solicitações feitas pelo conselho, calçadas do Centro Histórico não foram consertadas. "Na Andrade de Neves a calçada também está intransitável. E muitas outras em diversos locais da área central. A prefeitura precisa fiscalizar e fazer a sua parte", salientou Adeli. (PB)

GIGANTINHO - Nelcir Tessaro (DEM) saudou a iniciativa do Sport Club Internacional que, em parceria com a Prefeitura Municipal, vai abrigar a partir de sexta-feira (5/7) pessoas em situação de rua. “Serão 300 vagas disponibilizadas para que possam enfrentar o frio que vem sendo anunciado”, disse. Tessaro falou também que, no portão 1 do clube, serão aceitos donativos como colchões, roupas e alimentos para os necessitados. “Lá também estarão os Cozinheiros do Bem, preparando alimentos”, comunicou. O vereador lembrou que a iniciativa da prefeitura se dará através de parceria com a Fasc. “Que também estará disponibilizando 60 vagas para moradores de rua para que tenham uma noite mais tranquila”, disse. 

ILUMINAÇÃO - Mauro Pinheiro (Rede) comentou sobre manifestação de Claudio Conceição (DEM): “Ele tem toda legitimidade em tomar as providências que achar cabíveis”, ressaltou o vereador. Sobre possível corrupção no governo municipal, também falado por Conceição, Mauro Pinheiro disse que se ele sabe de algum fato a respeito ou qualquer pessoa ligada ao governo envolvida, que o mesmo investigue. “Espero que ele leve a fundo essa denúncia”, defendeu. Mauro Pinheiro também falou da iniciativa do Sport Club Internacional e da prefeitura que abrigarão pessoas em situação de rua no final de semana. “Um grande gesto do presidente Marcelo Medeiros”. (RA)

Texto

Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)