Plenário

Sessão Ordinária / Lideranças e Grande Expediente

  • Movimentação de plenário. Na foto, vereador José Freitas apresenta nova formatação do partido.
    Vereador José Freitas (PRB) (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Movimentação de plenario.
    Vereador Roberto Robaina (PSOL) (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Vereadores e vereadoras da Câmara Municipal de Porto Alegre, durante o período de Lideranças e Grande Expediente da sessão ordinária desta segunda-feira (19/8), trataram dos seguintes temas:

ORGANIZAÇÃO - Roberto Robaina (PSOL) criticou fortemente o desmonte do Estado Brasileiro a partir das características do modelo econômico neoliberal e do autoritarismo das ações do atual governo. Disse que é, cada vez maior, a necessidade de organização social nascida da sociedade, nas cidades, como forma de romper essa lógica. Que o governo de Porto Alegre não se difere do país e citou como exemplo as intervenções do prefeito Marchezan nas áreas da iluminação, saneamento, saúde e educação, com o estímulo ao sucateamento da prestação de serviços para justificar a sua entrega à iniciativa privada. Segundo ele, falta transparência, e vários casos já foram levados ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas, como o caso da PPP da iluminação e da terceirização da gestão na saúde, das unidades da Lomba do Pinheiro e do Bom Jesus, essas suspensas em razão de liminar concedida ao Simpa. (MP)

URBANISMO - Valter Nagelstein (MDB) defendeu a criação de modais de transporte VLT, circular no Centro, e hidroviário ligando a Zona Sul ao Norte, como pré-requisito de mudança da Estação Rodoviária, que vem sendo discutida no âmbito municipal. Disse também que é preciso agilizar o envio à Câmara do projeto Masterplan, de revitalização do 4º Distrito e todas as ferramentas, como a que permite às construtoras trocar os 20% de contrapartida da área a ser construída, mais um bônus 30%, em altura, para em troca – com o mesmo índice – aplicar em áreas verdes nas quadras. Para ele, essas são medidas indutoras do desenvolvimento, capazes de gerar oportunidades para quem vive na região e para todos os porto-alegrenses, pela atração de investidores dispostos a qualificar urbanisticamente a cidade. (MG)

SIGLA - José Freitas (Republicanos) anunciou hoje em seu pronunciamento da Tribuna a mudança da sigla do Partido Republicano Brasileiro (PRB) para Republicanos. Disse que a mudança foi oficializada pelo TSE no dia 15 de agosto. “Além da nomenclatura, a sigla passa também por uma reformulação de imagem, se consolidando como um partido conservador nos costumes e liberal na economia”, disse o parlamentar. Freitas falou ainda que o Republicanos cresce nas urnas e em número de filiados desde a sua fundação, em 2005. “Somente em 2018 tivemos um acréscimo de 18 mil filiados”. (RA) 

SAÚDE - Moisés Barboza (PSDB) falou de resultados que considera positivos na área da saúde desde o início dessa gestão, em 2017. “Houve um empenho de todo corpo técnico para modernização do atendimento público”, falou o vereador, exemplificando o atendimento no telemarketing e com o público. Barboza falou também na redução de 40% do tempo médio de espera nas filas do SUS e dos postos 24 horas. “Não podemos deixar de reconhecer o empenho da Secretaria da Saúde”, ressaltou o parlamentar. Ele falou ainda da premiação que recebeu da Secretaria Nacional da Juventude, em Brasília. “Foi por ter qualificado vários jovens que espalharam políticas públicas pelo nosso Estado.” (RA)

4º DISTRITO - Felipe Camozzato (Novo) saudou os acontecimentos que ocorreram no final de semana no 4º Distrito de Porto Alegre. “Foi uma maratona de atividades com mais de cem palestrantes celebrando a arte, a cultura, o empreendedorismo e a gastronomia”, disse o vereador. Ele ressaltou também a importância desta região para Porto Alegre. “Existe uma grande demanda promissora para o 4° Distrito. Este bairro precisa ser cada vez mais ocupado”, defendeu o parlamentar, enfatizando que não precisa intervenção do Estado para que isso aconteça. “Basta organização e força de vontade.” (RA)

Texto

Milton Gerson (reg. prof. 6539)
Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)