MEIO AMBIENTE

Plenário vota segunda-feira criação da Semana do Meio Ambiente da Câmara

Objetivo é promover a sensibilização e a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural

Segunda Edição da Virada Sustentável em Porto Alegre, com o Senhor Vitor Ortiz, coordenador da Virada Sustentável. Na foto: Vereador André Carús (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
Carús propõe inclusão da Semana do Meio Ambiente no calendário oficial da Câmara (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
O Plenário vota, nesta segunda-feira, 5, o Projeto de Resolução 26/17, do vereador André Carús, do PMDB, que institui, no âmbito da Câmara Municipal de Porto Alegre, a Semana do Meio Ambiente. Conforme a proposta, os eventos serão realizados, anualmente, na primeira semana do mês de junho, quando se comemora o "Dia Mundial do Meio Ambiente". O objetivo, afirma o vereador, é promover a sensibilização e a participação da comunidade na preservação do patrimônio natural.

A Câmara, de acordo com a iniciativa, deverá destinar espaços próprios para a realização dos eventos. Também poderá realizar parcerias com a sociedade civil organizada e com a iniciativa privada, para viabilizar a infraestrutura necessária à realização das atividades.
Carús explica que o Poder Legislativo e as instituições democráticas devem assumir sua responsabilidade, em conjunto com a população, sobre a preservação do ambiente natural e em defesa da sustentabilidade e da biodiversidade. “Por essa razão, proponho a inclusão da Semana do Meio Ambiente no calendário anual da Câmara Municipal, para a realização obrigatória de atividades ligadas ao tema.”