Sessão Solene

Polícia Civil recebe homenagem pelo aniversário de sua academia

Tessaro (e), Wagner, Warpechowski e Milano, na solene desta sexta-feira Foto: Lívia Stumpf
Tessaro (e), Wagner, Warpechowski e Milano, na solene desta sexta-feira Foto: Lívia Stumpf

A Academia de Polícia do Rio Grande do Sul (Acadepol) recebeu homenagem da Câmara Municipal de Porto Alegre pela passagem do seu 52º aniversário. Sessão Solene para marcar a data foi realizada no Plenário Otávio Rocha, na tarde desta sexta-feira (28/9). A cerimônia, que atendeu solicitação do vereador Luiz Braz (PSDB), contou com a presença de autoridades e integrantes da Acadepol, representada na mesa principal pelo delegado de polícia Mário Wagner, seu diretor geral. Por motivos de ordem particular, Braz não pode participar da solenidade dirigida pelo vereador Nelcir Tessaro (PTB).

Pela Câmara Municipal, saudou a entidade o vereador suplente Cláudio Sebenelo (PSDB). "Se há alguma coisa que aperfeiçoa o ser humano é o conhecimento", afirmou ao salientar a importância da Acadepol na formação dos agentes da polícia civil. Citou debate da unificação das polícias que vem sendo feito no País e revelou ser contra: "É tal o desempenho da Polícia Civil e da Brigada Militar no Rio Grande do Sul que essas duas forças são caracterizadas pela excelência do trabalho prestado". Sebenelo lamentou ainda o avanço da criminalidade verificada no mundo inteiro e disse ser tal fato uma frustração para os politicos e toda a sociedade.

Wagner, ao agradecer, lembrou que a Academia da Polícia Civil surgiu como escola em dezembro de 1937: " Contudo, são 52 anos do efetivo funcionamento, a partir de agosto de 1957, quando foi proferida aula inaugural onde se destacou, na formação policial, o respeito às leis e às garantias fundamentais do cidadão". Recordou ainda a existência da Guarda Civil, de 1928 a 1967 - "que grande serviços prestou à sociedade gaúcha" -; e destacou a importância de apriomoramento crescente das forças policiais frente aos avanços da criminalidade: "não deixamos de olhar para o futuro, onde já se fazem presentes novos crimes por meios eletrônicos".

Prestigiaram a homenagem os vereadores Reginaldo Pujol (DEM), João Pancinha (PMDB) e Tarciso Flecha Negra (PDT). Também participaram o deputado Marquinho Lang (DEM), tenente-coronel Sérgio Luís Warpechowski, do 5° Comar, coronel Sérgio Pastl, do Comando Geral da Brigada Militar, e Luís Caldas Milano, filho do patrono da Polícia Civil, delegado Plínio Brasil Milano.

Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)