Pauta

Porto Alegre na História será assinado nesta quinta

  • Presidente Valter Nagelstein recebe o escritor Luiz Coronel.
    O primeiro espetáculo do projeto irá se basear em obra sobre a Revolução Farroupilha (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)
  • Presidente Valter Nagelstein recebe o escritor Luiz Coronel.
    Recentemente, o presidente Valter Nagelstein recebeu o escritor Luiz Coronel (e) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Nesta quinta-feira (21/6), será assinado o termo de cooperação entre a Prefeitura e a Câmara Municipal relativo ao projeto da Mesa Diretora intitulado Porto Alegre na História. O ato está marcado para as 11 horas no Teatro Glênio Peres, da Câmara, e contará com a presença de autoridades do Município, entidades vinculadas à cena cultural da Capital e do Estado e importantes nomes da tradição gaúcha, como o poeta e escritor Luiz Coronel.

O projeto propõe-se a apresentar eventos históricos relevantes para a cidade, promovendo acesso público à cultura por meio de espetáculos artísticos dirigidos ao público em geral. Além disso, o Porto Alegre na História pretende incrementar as ações culturais já desenvolvidas pela Câmara, como forma de incentivar as criações artísticas e aproximar as pessoas do Legislativo. Os eventos serão custeados com recurso de R$ 300 mil disponibilizado pela Casa para fins culturais.

O primeiro espetáculo previsto é a ópera-rock Uma História de Sangue e Metal, baseada na obra Revolução Farroupilha, de Luiz Coronel e do artista visual Danúbio Gonçalves. Ao misturar dois gêneros musicais extremamente diferentes, vai apresentar ao público o relevante acontecimento para o Rio Grande do Sul no século XIX, trazendo à tona a história através da arte.

Texto: Adriana Figueiredo (estagiária de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)