Escola do Legislativo

Porto Alegre na Literatura é tema de debates na Câmara

Atividade encerra a semana de aniversário de Porto Alegre na CMPA e homenageia Sandra Pesavento no décimo ano de seu falecimento

Fachada da Câmara Municipal. Palácio Aloísio Filho.
Fachada da Câmara Municipal. Palácio Aloísio Filho. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Nesta sexta-feira (29/03), às 14 horas, na Sala 350 da Câmara Municipal de Porto Alegre, a Escola do Legislativo Julieta Battistioli promove a mesa redonda ”Porto Alegre na Literatura”, encerrando a semana de aniversário de Porto Alegre no Legislativo. O objetivo do evento é apresentar a contribuição da historiadora Sandra Jatahy Pesavento (1946-2009) nos estudos de história cultural de Porto Alegre. Pesavento iniciou sua produção histórica ainda na década de 1980, com a obra “República Velha Gaucha” (editora Movimento, 1980), mas foi com “O Espetáculo da Rua” (Editora da UFRGS, 1996), que a autora começou a explorar o campo da história cultural na história da cidade. 

O evento contará com a presença de Nádia Maria Weber Santos (Doutora da Universidade de Goiás, Professora visitante do PPG Interdisciplinar em Performances Culturais da UFG-GO), Jorge Barcellos (Mestre e Doutor em Educação pela Faculdade de Educação/UFRGS, Bacharel em História pela UFRGS-RS) e Luciana Gransotto (Doutoranda no Programa Interdisciplinar em Ciências Humanas da UFSC-SC, membro pesquisadora do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul) como palestrantes.

A Mesa é aberta ao público, e fornecerá certificação válida como horas complementares em instituições de ensino. Para mais informações, entre em contato com a Escola pelo telefone: (51) 3220.4374.

Texto: Victor Leffa (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)