Comissões

Porto Alegre terá caminhada dedicada ao turismo religioso

Projeto denominado Caminho de Porto Alegre foi apresentado na Cece

  • Apresentação do projeto "Caminho de Porto Alegre".
    Iniciativa visa incentivar turismo e tem apoio da Frentur e da Acasargs (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)
  • Apresentação do projeto "Caminho de Porto Alegre". Na foto, o vereador João Carlos Nedel.
    Vereador Nedel (ao microfone), da Frentur, expôs a iniciativa aos integrantes da Cece (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

A reunião da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Juventude (Cece) da Câmara Municipal de Porto Alegre, realizada nesta terça-feira (8/8), recebeu a apresentação do projeto Caminho de Porto Alegre. Inspirada no tradicional Caminho Santiago de Compostela, a iniciativa, idealizada pela Frente Parlamentar do Turismo (Frentur) e pela Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul (Acasargs), visa estimular o turismo religioso na Capital.

Em sua primeira edição, que acontecerá no dia 3 de setembro, o percurso terá cerca de 20,5 quilômetros, partindo da Catedral Metropolitana, no Centro Histórico, com concentração a partir das 7 horas, até o Santuário Santa Rita de Cássia, no Guarujá. Ainda haverá saídas da Igreja das Dores, também no Centro, (19,6 km), e do Santuário Schoenstatt, no bairro Assunção (10km). A caminhada será feita às margens do Guaíba, passando por pontos turísticos como o estádio Beira-Rio, Barra Shopping Sul, Iate Clube Guaíba e Praia de Ipanema. 

O projeto ainda tem o apoio do Diretoria de Turismo da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico com o credenciamento limitado a 200 pessoas. Todos os participantes que completarem o percurso receberão um certificado e podem incluir o trajeto no caminho oficial de Santiago de Compostela, na Espanha.

Primeiro passo

Ao se manifestar, o vereador João Carlos Nedel (PP), presidente da Frentur, classificou o projeto como uma iniciativa que pretende promover o turismo religioso, indicando que a primeira caminhada é um passo inicial para o programa. “Futuramente, podemos incentivar esse trajeto com ônibus e vãs, visitando outras igrejas”, afirmou. “É uma oportunidade de praticar esporte, exercer o turismo e também fazer uma reflexão pessoal”, completou o parlamentar.

De acordo com a presidente da Acasargs, Adriana Reis, após ser procurada pela Frentur, a entidade fez a análise de alguns trajetos possíveis, levando em conta a proximidade à Orla do Guaíba para a definição. Adriana também considerou a iniciativa como um “primeiro passo” na mobilização da instituição. “Esse projeto tem tudo para crescer e pode agregar muito à comunidade”, declarou.

Vereadores

Os vereadores membros da comissão elogiaram a iniciativa. Segundo Alvoni Medina (PRB), “toda a proposta de levam as pessoas a refletir são de suma importância”. Já Reginaldo Pujol (DEM) exaltou a mobilização da Frentur. “É uma ação relevante, em um momento em que a religiosidade está em xeque no mundo”, opinou.

Por sua vez, Sofia Cavedon (PT) ressaltou a valorização do patrimônio arquitetônico e imaterial a cidade. “O governo deve estimular e fortalecer esse projeto, que promove a apropriação da zona sul pela cidadania”, disse. Já o presidente da comissão, Tarciso Flecha Negra (PSD), afirmou que a atividade “impulsiona a fé, o amor e a solidariedade”.

Texto: Paulo Egídio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)