Plenário

Praça deve ganhar nome de líder da Lomba do Pinheiro

Período de Comunicações Temático para exposição do trabalho desenvolvido pelos bombeiros, especialmente o Plano de Prevenção contra Incêndio – PPCI. Na foto, o vereador José Freitas.
Vereador José Freitas (PRB), autor da proposta (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei de autoria do vereador José Freitas (PRB) que denomina Praça Professor Altayr Luiz Barison o logradouro público não cadastrado conhecido como Praça 10.023, localizado no Bairro Lomba do Pinheiro. Caso aprovado o projeto, as placas denominativas conterão, abaixo do nome da praça, os seguintes dizeres: Professor e líder comunitário.

Barison nasceu em 2 de novembro de 1937, em Capinzal, pequeno município do meio-oeste catarinense. Com apenas 11 anos de idade, foi estudar em um internato em Erechim (RS) e retornava para casa, em Santa Catarina, apenas duas vezes por ano para visitar a família. Tornou-se um “catarucho”, como gostava de falar, um “catarina” de nascimento e um gaúcho de coração. Em 1955, coincidentemente o mesmo ano da primeira Feira do Livro de Porto Alegre, chegou à Capital para continuar seus estudos.

Técnico em educação e bacharel em Ciências Contábeis, com personalidade forte e marcante, suas atividades sociais foram um legado para a comunidade da Chácara das Peras, localizada na Parada 3 da Lomba do Pinheiro, onde todos o conheciam como Professor. “Um visionário, pioneiro e sonhador, assim ele era, e, acima de tudo, um ser humano sensível, com uma capacidade única de se colocar no lugar do outro. Foi um cristão, amou e trabalhou pelo próximo”, define Freitas.

Em 2002, Barison fundou a Associação dos Moradores da Chácara das Peras para poder dar voz à comunidade no Orçamento Participativo (OP) de Porto Alegre. Desde então, sua “luta” foi conscientizar e mobilizar a comunidade, pois, para cada avanço, necessitava de muita participação e representatividade. O Professor foi incansável, foram muitas idas e vindas levando e buscando pessoas, indo de casa em casa. Morreu na madrugada de 24 de março de 2018, deixando um legado para a comunidade da Lomba do Pinheiro.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481) 

Tópicos:Bairro Lomba do Pinheirovereador José Freitas (PRB)Professor Altayr Luiz Barison