Moradores de Rua

Presidente alerta para moradias irregulares nas ruas da cidade

Movimentações de plenário. Na foto, na tribuna, o presidente Valter Nagelstein.
Nagelstein, na tribuna, mostrou ao plenário exemplos de casas irregulares (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Em Tempo de Presidência, o vereador Valter Nagelstein (MDB) usou a tribuna na Sessão Ordinária da tarde desta quarta-feira (29/8) para pedir que o prefeito Nelson Marchezan Jr. tome providências em relação aos moradores de rua que vêm se proliferando na cidade. “O Poder Público está inerte”, considerou o vereador. Citou diversas ruas de Porto Alegre onde casas provisórias vêm sendo instaladas. “Na avenida Goete, nas praças Brigadeiro Sampaio e Júlio de Castilhos, no Viaduto da Conceição, temos várias moradias irregulares”, ressaltou.

Nagelstein disse que os vereadores de Porto Alegre estão cortando despesas com a intenção de ajudar o Executivo na resolução do problema. “Já economizamos 70% na verba de gabinete, 30% em energia e reduzimos nossa frota de veículos em 50%”, falou ao enfatizar que os parlamentares são cobrados diariamente pela população porto-alegrense. “Aqui falo em nome do parlamento”.

O presidente disse ainda que a Câmara ofereceu a Prefeitura R$ 10 milhões com objetivo de ajudar na remoção dessas pessoas. “Se não puder usar o dinheiro de forma legal, realocando os recursos, que encaminhe para o aluguel social”, pediu Nagelstein, dizendo que é impossível a cidade continuar convivendo com esta situação: "é vergonhosa". 

Texto: Regina Andrade (reg. prof. 8.423)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)