Plenário

Presidente da Câmara agradece acolhida em Kanazawa, no Japão

Presidente Valter na tribuna com Fala de Presidencia.
Valter Nagelstein (MDB) viajou ao Japão no final de outubro (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

Na abertura da sessão ordinária desta quarta-feira (7/11), o presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein (MDB), agradeceu ao cônsul do Japão em Porto Alegre, Takashi Kondo, a acolhida que a comitiva da Câmara de Porto Alegre recebeu na cidade japonesa de Kanazawa. No final de outubro, o parlamentar visitou países em busca de alternativas para o combate à violência e à criminalidade. A primeira escala foi em Los Angeles, nos Estados Unidos, e a segunda foi em Kanazawa, considerada "cidade irmã" de Porto Alegre, a convite do governo local japonês.

“Fomos convidados em junho deste ano para visitarmos Kanazawa. A educação e a generosidade do povo japonês, tanto na capital Tóquio quanto na cidade visitada, são impecáveis”, disse Nagelstein. “Lá a cultura é milenar. Eles têm uma educação que não se encontra em qualquer lugar”, contou o presidente ao relatar que “não existem lixeiras pelas ruas e sequer papéis de bala no chão. Se alguém se depara com um papel, pega o papel, guarda, e o leva consigo para colocar no lixo em casa”. 

O vereador revelou a fraternidade entre a cidade gaúcha e a japonesa. “Quando entrei na prefeitura de Kanazawa me deparei com um painel de fotos expondo dois ex-prefeitos de Porto Alegre: Guilherme Socias Villela e Tarso Genro”, narrou. “Inclusive, além de ter uma escultura antiga do Paixão Côrtes, doada por nós, em um parque da cidade japonesa, eles nos doaram uma pedra que está instalada no Parcão”, indicou. Para Nagelstein, “uma cultura está impregnada na outra”.

O presidente da Câmara garantiu que encaminhará cópia do seu pronunciamento ao cônsul do Japão em Porto Alegre e aos vereadores e prefeito de Kanazawa. "Gostaria de transmitir, em nome desta Casa, a minha gratidão e agradecimento ao povo japonês, que é muito receptivo”, disse o vereador.

Texto: Bruna Schlisting Machado (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:cidade irmãEstados UnidosLos AngelesJapãoKanazawa