Presidência

Presidente da Câmara recebe o cônsul do Japão

O diplomata veio agradecer a recente visita de Valter Nagelstein a Kanazawa, cidade-irmã de Porto Alegre

Presidente Valter Nagelstein recebe a visita do Consul do Japão Sr. Takashi Kondo
Nagelstein levou Takashi (d) para visitar o Salão de Artes (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Valter Nagelstein (MDB), recebeu, na manhã desta quinta-feira (8/11), o cônsul do Japão, Takashi Kondo. O diplomata visitou o Legislativo para agradecer a recente visita do vereador a Kanazawa, cidade-irmã da capital gaúcha.

Nagelstein disse que gostou muito da recepção por parte dos japoneses e de todo o cuidado dos representantes locais do país oriental. “Trocamos muitas experiências, e a minha impressão foi de ver uma cidade muito organizada por sua limpeza, educação e cultura", afirmou.

Takashi lembrou que nunca houve a retribuição de autoridades porto-alegrenses a convites de visitas feitos pela cidade de Kanazawa. "Sempre faltava a capital gaúcha”, contou. O cônsul ainda convidou o presidente a participar, em março de 2019, do programa Juntos – Esforço de Consolidação e de Aprofundamento de Vínculos Políticos entre Brasil e Japão, que tem por objetivo viabilizar a visita de parlamentares brasileiros ao Oriente.

Nagelstein agradeceu e prontificou-se a ser o interlocutor para a aproximação do Japão com o governo federal brasileiro. O programa possibilitará visitas locais em pontos característicos do Japão e ao parlamento. “Creio ser fundamental a integração de dois países economicamente e culturalmente fortes que possam contribuir na elaboração de ações articuladas”, declarou.

Ao final da visita, o presidente entregou ao cônsul um livro sobre a Revolução Farroupilha ilustrado pelo artista plástico Danúbio Gonçalves, que serviu de referência para um espetáculo musical promovido pela Câmara, a ser apresentado em 1º de dezembro na Orla Moacir Sclyar. O vereador também presenteou o diplomata com um Brasão de Porto Alegre e acompanhou Takashi para conhecer o 22º Salão de Artes Plásticas, que está montado na Casa.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)