Sessão solene

Presidente do Lar Santo Antônio recebe título de Cidadão

Homenagem proposta por Mônica Leal (PP) exalta o trabalho social de Edison Pontes Magalhães.

Sessão Solene de outorga do Título de Cidadão de Porto Alegre ao Doutor Edison Pontes Magalhães.
Edison Magalhães (c) recebe o diploma entregue por Mônica Leal (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

A Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu, no final da tarde desta terça-feira (27/3), o título de Cidadão de Porto Alegre ao procurador de justiça aposentado Edison Pontes Magalhães, em solenidade realizada no plenário Otávio Rocha do Legislativo. A homenagem foi proposta pela vereadora Mônica Leal (PP), que justificou a outorga pelo qualificado currículo do jurista Edison Pontes Magalhães, com destaque ao trabalho voluntário desenvolvido em prol do Lar Santo Antônio dos Excepcionais (LSAE).

Ao saudar o presidente da sessão solene, vereador Reginaldo Pujol (DEM), e os convidados que prestigiaram o ato, a vereadora Mônica Leal observou que “o nome de Edison Pontes Magalhães se confunde com o do Lar Santo Antônio dos Excepcionais, pela sua profunda dedicação a essa instituição durante mais de 30 anos”. A parlamentar ressaltou a importância social e a abrangência do benefício que Magalhães oferece na administração do Lar Santo Antônio, observando que todas as crianças e adolescentes acolhidos na Instituição são recebidas com carinho e atenção às suas necessidades especiais; além dos atendimentos técnicos especializados na área de saúde, terapias, nutrição e acompanhamentos afins. Mônica Leal fez referências à esposa do homenageado, Maria Bernadete Magalhães, afirmando que “há esperança de um mundo melhor, graças ao trabalho de pessoas como o homenageado e sua esposa”. A vereadora reiterou a importância e representatividade do título de Cidadão para exaltar a contribuição do homenageado ao desenvolvimento social da capital gaúcha.

Edison Pontes Magalhães agradeceu a honraria, ao salientar a sua satisfação pessoal em atuar de forma voluntária no Lar Santo Antônio dos Excepcionais, observando que “não há preço que pague a oportunidade de promover o bem e propiciar uma vida mais digna às crianças e adolescentes que precisam de acolhimento em ambiente adequado”. Magalhães agradeceu a sua esposa pelo incentivo e companheirismo. Destacou os importantes ensinamentos dos seus pais, ao salientar a relevância da ética, respeito e princípios da moral em suas decisões no trabalho e como ser humano. Ao manifestar a sua emoção com a entrega do Título, enfatizou "a capacidade extraordinária do coração humano para grandes realizações". Na oportunidade, agradeceu o apoio de todos que colaboram para manutenção do Lar Santo Antônio, citando em especial o ex-prefeito Guilherme Socias Villela.

Também participaram da solenidade a promotora de justiça Cinara Vianna Dutra Braga, a representante do Tribunal de Justiça Militar do Estado, Francine Feldens, o ex-prefeito e ex-vereador de Porto Alegre Guilherme Socias Villela, representantes institucionais, familiares e amigos.

Currículo

Edison Pontes Magalhães, é natural de São Sepé, filho de Otto Neubauer Magalhães e Maria Carmem Pontes Magalhães, graduou-se em Ciências Jurídicas e Sociais na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Especializou-se em ciências penais na PUCRS.

Ingressou no Ministério Público em 1971, atingindo o último degrau da carreira como procurador de justiça. Durante sua trajetória, atuou nas comarcas de Cacequi, de São Pedro do Sul, de São Vicente do Sul, de Jaguari, de Santiago, de Rosário do Sul, de Quaraí, de São Borja, de Alegrete e, por fim, de Porto Alegre.

Foi professor na Fundação Educacional de Alegrete, chefe do Departamento de Estudos Jurídicos e Sociais de Ciências Econômicas. Lecionou direito penal na UFSM, na Faculdade de Direito da PUCRS e foi professor de ciências penais da UFRGS. É membro efetivo do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (Iargs) desde 1984.Tanto como integrante do Ministério Público como professor, Edison Pontes Magalhães participou de produções técnicas e científicas, além de eventos voltados à formação e ao aperfeiçoamento de seus pares e alunos.

Voluntário no Lar Santo Antônio dos Excepcionais em 1990 e, desde então, juntamente com sua esposa, Maria Bernadete Cordoni Magalhães, tem zelado pela assistência e pela dignidade de todos que lá buscam apoio e suporte às dificuldades que a vida lhes impõe. Desde que ingressou na instituição, já exerceu diferentes cargos, tendo sido presidente entre 2006 e 2012. No período de 2012 a 2016, ocupou o cargo de diretor administrativo e foi reconduzido à presidência em 2016.

Texto: Angélica Sperinde (reg. prof. 7862)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)