Marinha

Presidente participa da cerimônia de troca de comando

Capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos assumiu a Capitania Fluvial de Porto Alegre

Presidente Monica Leal presente na troca de Comando da Marinha do Brasil em Porto Alegre.
Vereadora Mônica com o novo comandante dos Portos da capital (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A presidente da Câmara Municipal da capital, vereadora Mônica Leal (PP), participou nesta segunda-feira (21/1) da cerimônia de posse do Capitão de Mar e Guerra Rafael Silva dos Santos no cargo de Capitão dos Portos de Porto Alegre. A solenidade foi presidida pelo Comandante do 5º Distrito Naval, Vice-Almirante José Renato de Oliveira, na Capitania Fluvial de Porto Alegre (CFPA). Também estiveram presentes os vereadores João Carlos Nedel (PP) e Valter Nagelstein (MDB).

Natural de Nova Iguaçu-RJ, o CMG Rafael Santos serviu, nos últimos dois anos e meio, em Brasília-DF, onde exerceu o cargo de Chefe da Divisão de Operações Conjuntas no Estado-Maior Conjunto do Comando de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro. “Pretendo dar continuidade ao excelente trabalho realizado pela Capitania e espero contribuir para a integração entre a Marinha e a comunidade náutica, fluvial e a sociedade sempre com o foco na segurança da navegação, na salvaguarda da vida humana e na prevenção da poluição hídrica”, disse.

Já a presidente da Câmara Municipal, Mônica Leal destacou: "A Marinha do Brasil é uma instituição nacional sólida que defende de forma exemplar o território e a soberania brasileira". O CMG Rafael Santos assumiu o cargo do também Capitão de Mar e Guerra, Amaury Marcial Gomes Júnior, que segue para o Rio de Janeiro onde irá servir no Comando do 1º Distrito Naval.

Texto: Guga Stefanello (reg. prof. 12.315)
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)

Tópicos:Capitania dos Portos de Porto AlegreComandante dos Portos