Cidade

Presidente participa de lançamento da obra de expansão do aeroporto

O empreendimento nesta primeira fase está estimado em R$ 1,5 bilhão e tem previsão de término para outubro de 2019.

  • Presidente da CMPA participa de evento de Expansão do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
    Primeira fase das obras deve terminar em outubro de 2019 (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)
  • Presidente da CMPA participa de evento de Expansão do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
    Nagelstein (dir) destacou importância da ampliação (Foto: Elson Sempé Pedroso/CMPA)

O presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, vereador Valter Nagelstein (MDB), participou nesta quinta-feira (22/3) de cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a expansão do Aeroporto Salgado Filho. Conforme Andrea Pal, CEO da Fraport Brasil – Porto Alegre, este empreendimento é um marco para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “Não seria possível cumprir os prazos sem o apoio de todos os envolvidos, como os governos estadual e municipal e empresas públicas e privadas. É a preconização para o futuro promissor”. 

A estimativa da Fraport Brasil é de que até 700 trabalhadores sejam contratados para execução dos serviços. A previsão é de concluir a expansão do terminal até outubro 2019 e a extensão da pista até 2021, o que vai permitir o recebimento de aviões de maior porte.

Conforme a empresa, as intervenções devem começar ainda em março. Serão realizadas a expansão do Terminal 1, a extensão da pista, a adequação das vias de taxiamento e melhorias no sistema de drenagem do aeroporto. Nesta primeira fase de melhorias, chamada de 1B, serão investidos aproximadamente R$ 1,5 bilhão. O valor corresponde à contratação do consórcio, compra de equipamentos, desenvolvimento e gestão do projeto. “Nossa meta é criar um portal aeroportuário moderno, eficiente e focado no cliente. Nossa experiente equipe local está trabalhando para oferecer o nível mais alto de qualidade em serviços, operação e segurança”, completou Andrea.

Nagelstein comentou sobre o empreendimento dizendo que as obras deverão melhorar a estrutura para passageiros e parceiros, além de permitir a ampliação da malha, com a possibilidade de receber novas rotas. “Nossa cidade necessita de um novo terminal, o que existe já está obsoleto. Com o agrupamento de indústrias vindo para a região sul, as obras ampliarão os serviços de transporte de cargas, facilitando o desenvolvimento econômico, aumentando a criação de emprego e mantendo a garantia de que o aeroporto continue na capital”. 

Também estiveram presentes na solenidade os vereadores João Carlos Nedel (PP) e Moisés Barboza (PSDB).

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 1408)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)