Sessão Solene

Professor Jorge Tadeu recebe título de Cidadão Emérito

  • Outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao Professor e Diretor Conselheiro do Colégio João Paulo I e do Curso Universitário de Porto Alegre, Jorge Tadeu Nascimento.
    A vereadora Nádia entregou a medalha e o diploma ao homenageado (Foto: Tonico Alvares/CMPA)
  • Outorga do Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao Professor e Diretor Conselheiro do Colégio João Paulo I e do Curso Universitário de Porto Alegre, Jorge Tadeu Nascimento. Na foto, o homenageado.
    Jorge Tadeu é diretor conselheiro do curso Universitário, da Capital (Foto: Tonico Alvares/CMPA)

A Câmara Municipal realizou, nesta terça-feira (20/3), no Plenário Otávio Rocha, sessão solene para a entrega do título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao professor Jorge Tadeu Nascimento Silveira. A iniciativa da homenagem foi da vereadora Comandante Nádia (PMDB) para destacar a atuação do professor na Capital, especialmente por seu trabalho educacional, social e comunitário. O homenageado, além de lecionar, é diretor conselheiro do Colégio João Paulo I e do curso Universitário de Porto Alegre.

A abertura da solenidade foi realizada pelo presidente da Casa, vereador Valter Nagelstein (PMDB), que destacou “que o parlamento é a expressão da voz da cidadania da nossa cidade” e não podia deixar de ser palco desta merecida homenagem. “Agradeço o convite da vereadora proponente em poder presidir está solenidade e por sua trajetória, que é tão notável no dia-a-dia da nossa cidade. Este parlamento estará sempre de portas abertas para homenagear pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da nossa Capital”. 

A vereadora proponente da homenagem destacou que o professor é, sem dúvida, um homem com ética, valores e princípios, bem como possui uma trajetória que, por si só, justifica que a Câmara prestigie e incentive a continuidade do seu trabalho. “Todos vieram aqui lhe prestigiar e demonstrar o quanto gostam de sua pessoa e aplaudir o trabalho realizado por todos esses anos. Homenageando o professor Tadeu, homenageamos a todos os presentes que tanto receberam seu apoio, principalmente a Brigada Militar”. 

Nádia completou ainda dizendo que é também “grande a convicção de que a participação do professor Jorge Tadeu no Conselho dos Cidadãos Honorários de Porto Alegre irá dar maior brilho e profundidade à instituição. 

O vereador Reginaldo Pujol (DEM) lembrou que esta é uma honrosa responsabilidade em poder estar presente neste ato e que, na condição de representante da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, tem o dever de não se omitir de reconhecer belos exemplos como o do professor, que, na sua opinião, contribui para o crescimento de uma geração. "Somos gratos ao senhor. Parabéns pelo belo trabalho que realiza desenvolvendo uma população forte e que terá participação no desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou Pujol. 

Homenageado

Jorge Tadeu, emocionado, enfatizou na tribuna que a homenagem só vem fortalecer ainda mais a sua trajetória na educação. “Quando escolhi ser professor, decidi que  sempre daria o melhor de mim, por isso agradeço a homenagem”, disse.

Também estiveram presentes o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Andreis Silvio Dal’Lago; o chefe da Coordenadoria dos Serviços Judiciários do Tribunal de Justiça Militar do Rio Grande do Sul, Antônio Ferreira Boeira; a diretora do Universitário, professora Simone Daros Ribeiro; e representantes da Policia Civil, Detran, Exército, professores e diretores do Colégio João Paulo I e do curso Universitário de Porto Alegre.

Perfil

O professor Jorge Tadeu Nascimento Silveira nasceu no dia 12 de maio de 1950 em Porto Alegre. É filho de Jorge Amorim Silveira e Carmelita Nascimento Silveira. Casado com Maria Cristina Menna Barreto Silveira, bióloga e escritora especializada em literatura infantil e pai de três filhos: André, publicitário, Carolina, médica, e Tiago, bacharel em computação. Nos anos 1970, concluiu o curso de química, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), dedicando-se até os dias atuais ao magistério.  

Jorge Tadeu começou a trabalhar como professor no ano de 1970, tendo atuado em inúmeras instituições de ensino, como Colégio Estadual Dom João Becker; Colégio Estadual Cândido José de Godói; Colégio Bom Conselho; Colégio Mesquita; Instituto Pré-Vestibular (IPV); Curso Pré-Vestibular Gama (em Passo Fundo); Curso Pré-Vestibular Mutirão (na cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul); Colégio Tiradentes; e  Colégio João Paulo I (fundado em 1991).

Em 1973, começou a trabalhar como professor de cursos pré-vestibulares, entre os quais PVA, CEUE, IPV, Curso Pré-Vestibular Gama, Curso Pré-Vestibular Mutirão e, finalmente, Curso Universitário, criado em 1979, no qual, atualmente, é um dos conselheiros. Devido a sua experiência e seu conhecimento, foi palestrante na Academia de Polícia Militar, com palestras que abrangiam a área da química, colaborando, também, na direção do Curso Universitário.

Em razão do seu extenso currículo e vasta experiência na área da educação, o reconhecimento veio por meio de homenagens ao longo de sua carreira, entre as quais:

– Prêmio Tereza Noronha da Câmara Municipal de Porto Alegre, em 2010;
– Comenda do 11º BBM, em 2010;
– Comenda em Educação da Brigada Militar, em 2015, comandado pelo comandante-geral coronel Sérgio Roberto de Abreu; e
– Comenda Colégio Tiradentes, em 2015i.

 Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição; Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)