Frente Parlamentar

Professor Wambert lança Frente Parlamentar em Defesa da Vida

Evento aconteceu na Câmara Municipal de Porto Alegre. Frente recebeu adesão de outros nove vereadores da casa legislativa.

  • Vereadores prestigiaram abertura da frente parlamentar.
  • Professor Wambert e a palestrante Drª Maria da Graça Cantarelli.

O vereador Professor Wambert Di Lorenzo realizou na noite dessa segunda (19/06), o evento de lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Vida. O ato aconteceu na Câmara Municipal de Porto Alegre, no plenário Ana Terra.

Estiveram presentes os vereadores João Carlos Nedel, Matheus Ayres, Comandante Nádia e Valter Nagelstein. Também compareceram à sessão o bispo auxiliar de Porto Alegre Dom Aparecido Donizeti de Souza, a médica psiquiatra e doutora em Neurociências pela UFRGS Maria da Graça Cantarelli e o presidente da Cruz Vermelha no Rio Grande do Sul, Manuel Garcia.

Além dos vereadores presentes no evento, assinaram a frente os vereadores Doutor Goulart, Aldacir Oliboni, Luciano Marcântonio, Moisés Barbosa e Mônica Leal.

O objetivo da frente, nas palavras do proponente vereador Professor Wambert é “promover a defesa da vida desde sua concepção até sua morte natural”. Wambert também ressalta que “o município é responsável pelo SUS, o Sistema Único de Saúde. Exatamente por isso, temos diversas medidas que podemos realizar em matéria de políticas públicas e fiscalização”.

Após os pronunciamentos das autoridades, o ato contou com a palestra da médica psiquiatra Maria da Graça Cantarelli com o tema “Suicídio: o que falar sobre isso?”. A psiquiatra apresentou os fatores que levam uma pessoa a tirar a própria vida junto com dados da Organização Mundial da Saúde. Os índices, que são de 2012, registra 800 mil mortes por suicídio ao ano no mundo, sendo 75% localizadas entre pessoas de baixa e média renda. O suicídio é a 15ª causa de morte no mundo e a segunda causa entre a população na faixa de 15 a 29 anos. Após a palestra, houve um momento para perguntas e o ato foi encerrado.

A Frente Parlamentar em Defesa da Vida já atua desde março deste ano, quando foi aceita pela casa. “Este evento serve mais para apresentar a frente para a população” ressalta Professor Wambert. “Temos um cronograma intenso de atividades e ações que queremos realizar em prol do bem comum de nossa capital”, destacou.

Fotos: Marco Pecker/gabinete