Plenário

Projeto assegura realização gratuita de testes vocacionais

Movimentação de plenário. 
Na foto: Vereador Márcio Bins Ely na tribuna do plenário.
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de Lei nº 127/16, de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT), que assegura aos alunos matriculados no último ano do ensino médio da rede municipal de ensino a realização gratuita de testes vocacionais. Conforme o projeto, esses testes vocacionais “serão programados e aplicados por equipes técnicas especializadas em psicologia”, sob a responsabilidade do Executivo Municipal. 
De acordo com o vereador, “atualmente, existe uma deficiência na orientação aos estudantes no que diz respeito à escolha da futura profissão”. Segundo Bins Ely, existe uma necessidade dos jovens realizarem o teste vocacional gratuito, pois “ao finalizarem o ensino médio e prepararem-se para o ingresso no ensino superior ou no mercado formal de trabalho, a maioria dos jovens permanece com sérias dúvidas quanto às suas vocações e às suas aptidões profissionais”. Ainda ressalta que “o que se propõe com o Projeto de Lei é justamente criar uma solução para preencher essa lacuna no ensino público municipal”.

De acordo com o projeto, os dados das universidades gaúchas confirmam o grau elevado de desistências ou trocas de cursos, no ensino superior, entre os alunos que iniciaram a graduação. “Essa situação gera desinteresse e frustração pessoal tanto para os jovens quanto para os seus familiares, além de elevados e inúteis custos não só a esses, mas também às próprias universidades”, complementa o vereador. 

Para o autor do projeto, “preparar e orientar o aluno para sua realização plena como ser humano e membro ativo da comunidade, por meio de sua atuação profissional, é um dever básico da escola como formadora da cidadania”. 

Texto: Guilherme Sampaio (reg. prof. 18405)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. 6062)