Plenário

Projeto concede Comenda Porto do Sol à educadora Jaqueline Moll

Tribuna popular. Maio Vermelho – 31 de maio Dia Estadual da Luta Contra o Câncer Bucal. Na foto, vereador Adeli Sell.
Vereador Adeli Sell (PT) propõe a homenagem (Foto: Luiza Dorneles/CMPA)

O projeto de lei que concede a Comenda Porto do Sol à educadora Jaqueline Moll está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre por indicação de Adeli Sell (PT). Conforme o vereador, esta “alta honraria” é um reconhecimento pela contribuição de Jaqueline Moll à “educação do país nos seus mais de 30 anos como agente da esfera pública”.

Jaqueline Moll nasceu em 31 de março de 1965 no município de Campinas do Sul (RS). É formada em Pedagogia, possui especialização em Alfabetização, mestrado, doutorado e pós-doutorado em Educação. Além de ter feito parte dos estudos de política e sociologia na Universidade de Barcelona em 1997. Atualmente, é professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), vinculada ao Núcleo de Políticas e Gestão da Educação e atuando na formação de professores das diferentes licenciaturas da Universidade. 

Anteriormente, lecionou na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), trabalhando na implantação e gestão de programas de alfabetização e escolarização de jovens e adultos, foi conselheira do Conselho Estadual de Educação do Rio Grande do Sul, colaborou com a gestão das políticas educacionais na Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Ainda, atuando pelo Ministério da Educação, ajudou na implementação do Proeja (Programa de Educação de Jovens e Adultos Integrado a Educação Profissional) e do Programa Mais Educação, como estratégia para a indução da política de educação integral no Brasil, atingindo cerca de 5 milhões de estudantes em mais de 60 mil escolas públicas.

Neste ano, ela foi relacionada pelo Centro de Referência em Educação Integral como um dos sete educadores brasileiros fundamentais para compreender essa forma de educação. Conforme Adeli, Jaqueline Moll também se destacou pelo trabalho de alfabetização realizado com as mulheres do galpão de reciclagem do Bairro Rubem Berta. Além de ser “reconhecida por seu papel no Programa Mais Educação e por ter contribuído para o enriquecimento da sociedade porto-alegrense, através do desenvolvimento da educação integral”.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)