Plenário

Projeto concede Comenda Porto do Sol à Fundação Thiago de Moraes Gonzaga

Movimentação de plenário. Na foto: Vereador João Bosco Vaz
Movimentação de plenário. Na foto: Vereador João Bosco Vaz (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Proposto pelo vereador João Bosco Vaz (PDT), tramita no Legislativo municipal o projeto de resolução que concede à Fundação Thiago de Moraes Gonzaga a Comenda Porto do Sol, homenagem conferida pela Câmara Municipal a indivíduos ou organizações que se destacam na área do conhecimento humano. A outorga visa homenagear a instituição pela passagem de seu aniversário de 20 anos de criação.

No projeto, o autor explica que a entidade foi criada em 1996 pelo casal Régis e Diza Gonzaga após a perda de seu filho. “Thiago havia completado 18 anos uma semana antes da madrugada de 20 de maio de 1995 quando, ao voltar de uma festa, o carro em que estava chocou-se contra um contêiner colocado irregularmente em uma avenida de Porto Alegre”. A partir de então, os pais decidiram realizar ações de prevenção para que esses fatos não se repetissem, através da Fundação e do órgão Vida Urgente. “Hoje o Vida Urgente encontra ressonância nas famílias, escolas, empresas, órgãos públicos e em toda a comunidade gaúcha, com reflexos operativos em outros estados brasileiros e também em outros países”, justifica.

A Comenda Porto do Sol é conferida a pessoas físicas ou jurídicas que atuam na área do conhecimento humano – educação, comunicação, economia, saúde, esporte, ciência, meio ambiente, tecnologia, cultura, religião, trabalho comunitário e direitos humanos – e que contribuam para seu desenvolvimento. A honraria contempla o homenageado com uma medalha com o Brasão da Cidade, contendo identidade nominal, ano e razão da homenagem.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)