Plenário

Projeto concede Comenda Porto do Sol à Sociedade Italiana do RS

Vereador Marcio Bins Ely
Márcio Bins Ely na tribuna do Plenário Otávio Rocha (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de resolução do vereador Márcio Bins Ely (PDT) que concede a Comenda Porto do Sol à Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul (SIRGS). O vereador lembra em sua proposta que , com 125 anos de existência, a Sociedade foi construída por quatro italianos: Giuseppe Bellebon, Pietro Guzzi, Pietro Dalla Riva e Giorgio Bianchin, os quais, preocupados em propiciar bem-estar aos imigrantes que chegavam a Porto Alegre, pobres, sem parentes ou amigos e sem lugar para posar, fundaram a Sociedade Bella Aurora.

Desde 1893, como destaca ainda Bins Ely, a sociedade funcionou como albergue, como escola para os filhos dos imigrantes e como centro cultural. Anteriormente, já funcionava o embrião dessa sociedade, oficialmente fundada em 11 de novembro de 1893, que se chamava Scuola Italiana Campo da Redempção, organizada em janeiro de 1891, e que, provavelmente, foi a origem da SIRGS.

Em 1961, a entidade passou a denominar-se Centro Ítalo Brasileiro (CIB), mais conhecido por sua sigla, trazendo esse nome até 1990, quando, em razão da necessidade de alteração de seus estatutos e da ampliação de seu quadro social, adotou a denominação atual. "Na década de 1990 temos a consolidação de sua atual denominação: Sociedade Italiana do Rio Grande do Sul, que, chega ao século XXI como uma das mais importantes do Rio Grande do Sul. Ao longo dos anos teve suas funções ampliadas, sendo responsável por cursos de língua italiana, atividades culturais, gastronômicas e folclóricas".

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo) 
Edição: Helio Panzenhagen (reg. prof. 7154)