Plenário

Projeto concede Troféu Câmara Municipal ao médico Germano Bonow

Votação do projeto de lei que regulamenta os aplicativos no transporte de passageiros em Porto Alegre. Na foto, vereador Reginaldo Pujol, líder do governo.
Vereador Reginaldo Pujol (DEM) (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação no Legislativo municipal o projeto de lei que concede o Troféu Câmara Municipal de Porto Alegre a Germano Mostardeiro Bonow. O vereador Reginaldo Pujol (DEM), autor do PL, afirmou que esta é “a oportunidade que a Casa tem para agradecer ao cidadão, médico e político que sempre trabalhou pela cidade”.

Bonow nasceu em 5 de abril de 1942 na cidade de Porto Alegre. Formou-se em Medicina pela Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, antiga Faculdade Católica de Medicina de Porto Alegre, em 1968. Onze anos após, fez mestrado na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Além de médico e mestre, também exerceu carreira política, dedicando-se às causas da saúde pública e sendo eleito quatro vezes consecutivas deputado estadual, entre os anos de 1987 a 2002, e deputado federal em 2007.

Ele também participou de missões oficiais em diversos países como Estados Unidos, Suíça, Uruguai, Paraguai, Argentina, Japão, Portugal, Holanda, Itália e Turquia. Atualmente é diretor do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e do Museu de História da Medicina do RS, conselheiro da Associação Médica do Rio Grande do Sul (Amrigs) e membro da Academia Sul-Rio-Grandense de Medicina.

Reginaldo Pujol relembra as condecorações que o médico recebeu ao longo de sua vida pública: a Medalha Cidade de Porto Alegre, o Diploma de Benemérito (Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre), a Medalha Mérito Farroupilha (Assembleia Legislativa) e a Medalha Mérito Institucional (Universidade Federal Ciências da Saúde de Porto Alegre).

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)