Plenário

Projeto cria o Dia da Presença Calabresa

Vereadores suplentes se despedem no plenário devido ao retorno dos vereadores titulares. Na foto: Vereador João Carlos Nedel
Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal o Projeto de Lei do Legislativo nº 153/16, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que inclui o Dia da Presença Calabresa em Porto Alegre no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município. Segundo Nedel, “a presença dos imigrantes calabreses em Porto Alegre é notável por sua contribuição ao desenvolvimento da cidade em todos campos do conhecimento e da ação, bem como pela consolidação do segmento étnico, integrado, operoso e indispensável à vida do município”.

A cidade de Morano Calabro é uma comuna italiana que fica a cerca de 460 km de Roma, na região da Calábria. Atualmente, possui uma população aproximada de cinco mil habitantes. Entre o final do século XIX e o início do século XX, a Europa enfrentava superpopulação, doenças endêmicas, fome, guerras e desemprego, fazendo com que milhões de europeus deixassem seus lares. Muitos vieram para o Brasil, boa parte deles para o Rio Grande do Sul, como os calabreses.

A presença dos imigrantes calabreses em Porto Alegre foi sempre notável desde que aqui chegaram, sendo marcada pelo empreendedorismo e pela prestação de serviços, além das características particulares como a família tradicional e linguajar e sotaque típicos.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)

Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)