Plenário

Projeto cria plano de resiliência para Porto Alegre

Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Cássio Trogildo.
Vereador Cassio Trogildo (PTB) (Foto: Giulia Secco/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei do Legislativo, de autoria do vereador Cássio Trogildo (PTB), instituindo o Plano de Resiliência em Porto Alegre. Na exposição de motivos, Trogildo argumenta que a resiliência é um tema de crescente relevância num contexto global marcado por um aumento da instabilidade e da turbulência.

Segundo ele, as regiões, tal como os Estados, as empresas, as comunidades e as famílias, necessitam de uma grande capacidade de adaptação para poderem enfrentar os problemas e as perturbações que se conjugam de forma sucessiva ao longo do tempo, de modo a minimizar os seus impactos que, no extremo, podem conduzir a rupturas e colapsos. “Mais do que um conceito, é uma forma de pensar que apresenta uma perspectiva para guiar e organizar o pensamento. Fornecendo um valioso contexto para a análise de diversos sistemas, é uma área de exploração científica sob rápido desenvolvimento sustentável”, justifica o autor. 

Trogildo comenta que o lançamento do desafio Cem Cidades Resilientes, pela Fundação Rockefeller em junho de 2013, chegou a Porto Alegre. Naquele ano, a cidade já contava com um grupo de trabalho articulado, envolvendo setores do Poder Público Municipal, representações comunitárias e organizações da sociedade civil na construção de políticas públicas para uma cidade melhor.

Texto: Fernando Cibelli de Castro (reg. prof 6881)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)