Plenário

Projeto cria Programa de Orientação sobre a Síndrome de Down

Paulo Brum (PTB) também busca incluir semana de conscientização no calendário oficial da Capital.

Na foto, vereador Paulo Brum
Vereador Paulo Brum (PTB) é o autor da iniciativa (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Está em tramitação no Legislativo municipal o Projeto de Lei nº 096/17, de autoria do vereador Paulo Brum (PTB), que institui o Programa Municipal de Orientação sobre a Síndrome de Down e inclui no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização de Porto Alegre a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down. Pela proposta, a efeméride seria celebrada entre os dias 21 e 28 de março.

De acordo com o texto do projeto, estão entre os objetivos do programa estimular a realização de atividades de proteção e apoio às pessoas com síndrome de Down e a seus familiares, informar a sociedade sobre as principais questões relativas à convivência e ao trato com as mesmas e realizar ações de esclarecimentos e palestras, em estabelecimentos da rede municipal de ensino, para conscientização sobre a síndrome de Down e combate ao preconceito.

“Pretendemos elevar o nível de informação, conscientização e compreensão dos familiares, dos profissionais das áreas da saúde e da educação e da sociedade em geral sobre a disfunção genética e a inclusão da pessoa com síndrome de Down”, justifica o autor. Paulo Brum ressalta ainda que a síndrome não é uma doença, mas uma ocorrência genética natural que consiste em alterações provocadas pelo excesso de material genético no cromossomo 21. “Segundo estimativas do Ministério da Saúde, acomete uma criança entre 600 e 800 nascimentos, independentemente de etnia, gênero ou classe social”, salienta o parlamentar.

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)