Plenário

Projeto cria salas de acolhimento de crianças em escolas municipais

Dia Internacional da Mulher, uma história de lutas. Na foto, vereadora suplente recém empossada, Laura Sito
Laura Sito é vereadora suplente pelo PT (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre projeto de lei que cria o Programa Salas de Acolhimento nas escolas públicas da rede municipal de ensino. A proposta é assinada pela vereadora suplente Laura Sito (PT).

O projeto prevê que o programa será destinado às crianças de zero a oito anos de idade cujos pais sejam estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou do ensino médio, no período noturno. O objetivo é apoiar as famílias, em especial as mães e os pais matriculados na modalidade EJA e no ensino médio, para que tenham condições plenas de participação e desenvolvimento educacional.

A proposta apresentada por Laura determina que serão implantadas, preferencialmente dentro do espaço escolar, salas de acolhimento para dar atenção às crianças e desenvolver diferentes atividades lúdicas e de socialização, como brincadeiras, jogos, leituras, musicalização, apresentação de filmes e outros audiovisuais, garantindo uma rotina de alimentação, descanso e cuidados. A presença das crianças será facultativa nas salas.

"A experiência com as salas de acolhimento teve início em 2013, com o programa Projovem Urbano do Ministério da Educação, desenvolvido em 17 capitais, e o resultado foi muito positivo em relação à adesão das redes públicas de educação e aos resultados gerados no desempenho dos estudantes envolvidos, bem como à melhoria das condições gerais das crianças acolhidas", explica a vereadora.

Texto e edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)