Plenário

Projeto cria Semana Global do Empreendedorismo na Capital

A proposta prevê que a Semana seja realizada no mês de novembro.

Vereador Mario Bins Ely na tribuna.
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) é o proponente (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei Nº 215/17 que inclui a Semana Global do Empreendedorismo (SGE) nos calendários de eventos e mensal de atividades de Porto Alegre. Márcio Bins Ely (PDT) é o autor da proposta, que prevê que a Semana deverá ser realizada no mês de novembro.

Conforme Bins Ely, a SGE não é apenas uma Semana, “é um movimento global que busca fortalecer a cultura empreendedora: conectando, capacitando e inspirando a empreender”. O Movimento foi criado em 2007 pelo ex-primeiro ministro britânico Gordon Brown e pelo presidente da Kauffman Foudation, na época, Carl Schramm. Atualmente, mais de 130 países, milhares de organizações e milhões de pessoas participam do evento que oferece palestras e competições a diversos públicos e com diferentes temáticas. 

O Brasil possui um Conselho Nacional formado por dez instituições-chaves e, desde 2008, o Instituto Empreender Endeavor auxilia na coordenação dos demais parceiros e na realização de todo o suporte necessário para a viabilização do movimento no país.

Texto: Cleunice Maria Schlee (estagiária de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)