Plenário

Projeto dá nome de líder comunitária à rua do Bom Jesus

Período de Comunicações em homenagem ao Dia da Mulher e de outorga do Título de Cidadã de Porto Alegre a Barbara Penna de Moraes Souza. Na foto, a deputada estadual Sofia Cavedon
Ex-vereadora Sofia Cavedon (PT) é a autoria da proposta (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei, de autoria da ex-vereadora Sofia Cavedon (PT), que denomina Rua Marli Aires Medeiros o logradouro não cadastrado conhecido como Beco Nove – Vila Fatima-Pinto –, localizado no Bairro Bom Jesus. Caso aprovado, o projeto prevê que as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: "Liderança comunitária".

Marli Aires Medeiros nasceu em 30 de junho de 1952, em Alegrete (RS), e faleceu em 7 de junho de 2018. Mudou-se para Porto Alegre, em 1976, em busca de melhores condições de vida. Em 1990, mudou-se para a Vila Pinto. “Na nova realidade decidiu dedicar-se exclusivamente a trabalhos comunitários e não se conformou em ter que se adaptar às regras impostas pelos traficantes locais”, escreve Cavedon.

Em 1992, organizou um grupo de moradoras e fundou o Clube da Mulher. Em 1993 formou-se Promotora Legal Popular, que tinha por objetivo capacitar mulheres líderes comunitárias para a promoção e defesa dos direitos da mulher. O objetivo era despertar e mobilizar as mulheres sobre a importância da criação de um espaço de geração de trabalho e renda que lhes permitisse a libertação moral, psicológica e financeira a que estavam submetidas. Em 1995, nasceu o Centro de Educação Ambiental (CEA), que faria de Marli a pioneira na área da reciclagem de resíduos sólidos em Porto Alegre.

Atualmente, o CEA é um complexo institucional integrado pelo Centro de Triagem da Vila Pinto, Centro Cultural Marli Medeiros e Escola de Educação Infantil Vovó Belinha. O trabalho oferecido à comunidade nesses 23 anos rendeu à Marli reconhecimento nacional e internacional. Em 2017, foi homenageada pela Câmara Municipal de Porto Alegre com o Título de Cidadã de Porto Alegre.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Vila Pintolíder comunitáriaMarli Aires Medeiros