Plenário

Projeto dá nome de Milton dos Santos Martins à rua na Restinga

Movimentação de Plenário. Na foto, vereador João Carlos Nedel.
Vereador João Carlos Nedel (PP) é o autor do projeto (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei, de autoria do vereador João Carlos Nedel (PP), que denomina Rua Milton dos Santos Martins o logradouro público cadastrado conhecido como Rua Oito Mil, Oitocentos e Vinte e Sete, localizado no Bairro Restinga. Conforme o projeto, as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: "Jurista emérito". Milton nasceu em 1º de julho de 1930, no município de Soledade (RS), e faleceu em Torres (RS), no natal de 2014, vítima de infarto.

Em 1955, Milton dos Santos Martins concluiu o curso de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em 1957, cursou o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR), em Porto Alegre, e realizou estágio militar no 19º Regimento de Infantaria (RI), de São Leopoldo. Também em 1957, elegeu-se vereador em Soledade, tendo, inclusive, presidido a Câmara Municipal do município. Entre os anos de 1958 e 1959, atuou como chefe de gabinete do chefe de polícia do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2 de outubro de 1959, por concurso público, ingressou na carreira de juiz de direito.

Durante sua carreira, recebeu várias comendas, entre elas destacam-se: Medalha do Mérito da Magistratura, da Associação dos Magistrados Brasileiros; Ordem do Mérito Militar, no grau de Comendador; Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul; e o Poncho Verde e Medalha de Serviços Distintos, ambos concedidos pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Milton também comandou duas entidades de classe: a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris) e a Associação de Magistrados do Brasil.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Tópicos:RestingajuristaMilton dos Santos Martins