Plenário

Projeto dá nome de Rosa Ana da Silva Filha a rua da Vila Nova

Movimentações de plenário. Na foto, o vereador Márcio Bins Ely.
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) é o proponente (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei, de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT), que denomina Rua Rosa Ana da Silva Filha o logradouro não cadastrado conhecido como Beco Um – Rua João Locatelli Da Silva –, localizado no Bairro Vila Nova. Conforme o projeto, as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: "Primeira moradora da rua".

”Em 5 de setembro de 1964, Rosa Ana da Silva Filha, a Vó Rosa, como era chamada, adquiriu um terreno com 16,60 metros de frente a uma servidão de passagem instituída (atualmente denominada Beco Um – Rua João Locatelli Da Silva, sendo a sua casa a de nº 45), medindo 18 metros de extensão da frente ao fundo, na área de terras pertencentes ao espólio de Egídio Paolin, sendo que a propriedade de terras tinha entrada somente pela Estrada Aracajú”, relata Bins Ely.

O vereador conta que, nos primeiros anos em que Vó Rosa morou nessa casa, não possuía luz e nem água encanada. Em uma vertente existente em um mato próximo, buscava água para beber e para outras utilidades. "Terras essas pertencentes, na época, à família Lima: senhor Romeu e sua esposa, Carola. Muito caprichosa, a Vó Rosa mantinha a casa sempre limpa, bem como mantinha uma horta muito sortida e várias árvores frutíferas para seu consumo, embora em espaço restrito pelas dimensões do terreno, e, ainda, para efetuar a distribuição aos vizinhos não tão próximos. Criava em seu quintal muitas galinhas, as quais garantiam o suprimento de carne e ovos, bem como vendia o excedente.” Rosa faleceu em Porto Alegre, no dia 17 de setembro de 2001, após completar 85 anos de idade.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

Tópicos:Rosa Ana da Silva FilhaVila NovaVó Rosa