Plenário

Projeto de lei prevê o tombamento do Cete

Vereador Marcelo Sgarbossa Foto: Elson Sempé Pedroso
Vereador Marcelo Sgarbossa Foto: Elson Sempé Pedroso (Foto: Elson Semp Pedroso/CMPA)
Projeto de lei que tomba o imóvel localizado na Rua Gonçalves Dias, 628, sede do Centro Estadual de Treinamento Esportivo (Cete), está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre. A proposta é do vereador Marcelo Sgarbossa (PT).

Conforme o vereador, a história do Cete começou em 1963, com a desapropriação da área onde se encontra o complexo esportivo. "No local, o governo do Estado criou um centro ligado à Secretaria de Educação, que disponibiliza a prática de diversas modalidades esportivas à comunidade por meio de escolinhas. Em 2001, ele foi definitivamente vinculado à Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul."

Sgarbossa lembra que o Cete ganhou uma importância nacional, pois é referência em preparação esportiva, tendo sido um dos locais escolhidos para o treinamento para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016. "Trata-se de um espaço público importantíssimo para o entorno da área que envolve os bairros Menino Deus, Azenha, Praia de Belas e Medianeira, bem como para toda a cidade de Porto Alegre."

Texto: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)