Presidência

Projeto de visitações do Theatro São Pedro é apresentado a Pujol

Presidente Reginaldo Pujol visita a estrutura do Theatro São Pedro.
Reginaldo Pujol (e) e Antônio Hohlfeldt (c) percorreram instalações do Theatro São Pedro (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

O presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antônio Hohlfeldt, formalizou na manhã desta terça-feira (21/1) o convite para que a Câmara Municipal de Porto Alegre seja parceira no projeto de consolidação das visitas guiadas realizadas no complexo. A proposta foi feita ao presidente do Legislativo, vereador Reginaldo Pujol (DEM), em um encontro realizado no espaço cultural inaugurado em 27 de junho de 1858 e localizado no centro da capital gaúcha. A audiência foi uma retribuição à reunião ocorrida no dia 8 de janeiro na sede do Legislativo.

De acordo com Pujol, a Câmara deve estreitar ainda mais as relações com o Theatro e “contribuir para dar maior amplitude e visibilidade a esse importante e centenário espaço cultural da cidade e do Estado”. As obras seguem em andamento para a conclusão do prédio do Multipalco, anexo ao Theatro, que contará com diversas salas e outros dois espaços para espetáculos, um no formato italiano, com capacidade para 650 pessoas, e outro no formato arena, para aproximadamente 320 espectadores.

De acordo com o presidente da Fundação Theatro São Pedro, Antônio Hohlfeldt, são necessários ainda cerca de R$ 27 milhões para a conclusão do complexo, que tem oito pavimentos com entrada pela Praça da Matriz e saída pela rua Riachuelo. Segundo ele, entre as medidas a serem tomadas para dar viabilidade financeira às obras, está a possibilidade da liberação da venda de índices construtivos, mediante alteração da legislação urbanística municipal vigente. A demanda também foi encaminhada ao presidente Pujol, que sugeriu que ela fosse feita coletivamente, em uma nova visita guiada, desta vez com a presença dos integrantes da Mesa Diretora e líderes de todas as bancadas.

Acompanharam a visita, pela Câmara, o diretor-geral Eduardo Krause e o chefe de gabinete parlamentar do vereador Pujol, Jorge Fraga; pela FTSP, o presidente da Associação dos Amigos do Theatro São Pedro, José Roberto Diniz de Moraes; o diretor administrativo, Luiz Kapra; e o diretor operacional da instituição, João Antônio Porto.

Texto

Milton Gerson (reg. prof. 6539)

Edição

Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)