Plenário

Projeto denomina Rotary Club São João equipamento viário no Navegantes

Movimentação de plenário. Na foto, o vereador João Carlos Nedel.
Vereador João Carlos Nedel (PP) (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Está tramitando, na Câmara Municipal, o projeto de lei que denomina Passagem Subterrânea Rotary Club de Porto Alegre São João o equipamento público localizado no cruzamento da Avenida Ceará com Avenida Farrapos, no bairro Navegantes. A proposta é de autoria de João Carlos Nedel (PP).

Conforme apontado no projeto, o Rotary Club chegou ao Brasil em 23 de fevereiro de 1923, no Rio de Janeiro, devido ao trabalho realizado por Heriberto Percival Coates, membro do clube de Montevidéu. Já em 1967, o clube chegava em Porto Alegre através de um grupo formado por profissionais e empresários que fundaram o Rotary Club de São João. Seguindo os princípios do Rotary International, a entidade objetivou estimular, promover e apoiar o desenvolvimento do companheirismo com a capacidade de proporcionar a oportunidade de servir.   

Ainda de acordo com a proposta, o clube de Porto Alegre carrega a missão de “trabalhar com crianças e adolescentes carentes, buscando sua inserção na sociedade”, com a visão de reconhecimento como referência neste trabalho. O clube tem se voltado ao atendimento na comunidade do bairro São João desde sua fundação, contribuindo assim, de forma bastante significativa, com o Centro de Recuperação de Porto Alegre (Cerepal) com construção de obras civis e entrega de diversos equipamentos. Dentro estas realizações, a construção das Aldeias SOS toma destaque, além de outras contribuições de obras assistenciais para o Colégio Estadual de Ensino Fundamental Benjamin Constant. A entidade atuou também na comunidade do bairro Morro Santana, com a realização de obras na Sociedade Madre Tereza de Jesus e na Associação Bairro Tijuca. 

O proponente ainda justifica o projeto em razão das comemorações dos 50 anos de fundação do clube e de suas colaborações à comunidade porto-alegrense. 

Texto: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)