Plenário

Projeto do Executivo atualiza valores da verba de representação

Prédio da Prefeitura Municipal. Paço Municipal. Centro da cidade.
Prédio da prefeitura, Paço Municipal. (Foto: Ederson Nunes/CMPA)

Tramita na Câmara Municipal projeto de lei do Executivo que atualiza verba de representação aos titulares de cargos em comissão ou funções gratificadas na administração direta. Além da adequação à nova estrutura organizacional do município de Porto Alegre, o projeto traz significativa mudança devido à definição de valores diferenciados conforme nível de responsabilidade e natureza da atividade. Em sua justificativa ao projeto, o prefeito Nelson Marchezan Júnior observa que, considerando a economia trazida pela reforma administrativa com a extinção dos cargos de secretários municipais, a proposta não trará impacto aos cofres públicos.

Conforme o projeto, a verba de representação fixada em R$ 2.798,40 será devida dos cargos cujas atividades desenvolvidas são de maior complexidade, ou seja, secretários adjuntos, diretores de hospitais e servidores que, além da importância do trabalho, ainda demandam dedicação exclusiva (disponibilidade) às atividades que desempenham.

A verba de representação no valor de R$ 930,00 será devida aos cargos igualmente relevantes, porém com atividades de média complexidade que atuam na gestão de grandes equipes de trabalho, cujas atividades demandam a responsabilidade do atendimento das metas da Secretaria, de acordo com as diretrizes de governo.

"As alterações propostas pelo projeto de lei do Executivo pretendem trazer mais seriedade e transparência ao governo, fazendo-se cumprir a verdadeira natureza da parcela. Acredita-se que a presente adequação, além de medida de reorganização, demonstra a vontade do governo em aprimorar a concessão de vantagens e gratificações aos servidores municipais", afirma Marchezan.

Texto: Priscila Bittencourte (reg. prof. 14806)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)

 

Tópicos:verba de representação