Plenário

Projeto Fábrica de Sonhos é divulgado na Câmara

  • Período de Comunicações Temático para falar sobre o Projeto Fábrica dos Sonhos.
    Vereadores e integrantes da Fábrica de Sonhos no Plenário Otávio Rocha nesta quinta (Foto: Débora Ercolani/CMPA)
  • Período de Comunicações Temático para falar sobre o Projeto Fábrica dos Sonhos. Na foto, coordenadora do projeto sociocultural Fábrica de Sonhos, Adriana Paz.
    Adriana Paz é a idealizadora do projeto (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Adriana Paz, coordenadora do Projeto Fábrica de Sonhos, ocupou a tribuna na Câmara Municipal na tarde desta quinta-feira (10/10) para divulgar a proposta que, segundo ela, tem por objetivo facilitar o acesso de crianças e adolescentes de baixa renda à experiência artística musical. Adriana falou que o projeto iniciou em abril de 2019, objetivando a inclusão social através da música, usando instrumentos de corda. “Nossa missão é a inserção de crianças de baixa renda e extrema vulnerabilidade social a esse meio”, ressaltou a coordenadora. Ela disse ainda que o nome da proposta derivou da experiência que teve em casas lares, onde trabalhou. “Vi que eles tinham dificuldade em sonhar e nunca olhavam para o futuro, então pensei que poderia colocar sonhos no coração deles através da música”. 

A coordenadora pediu aos vereadores que, dentro de suas capacidades, adotassem crianças do projeto. “Hoje temos uma necessidade grande de um aporte financeiro”, enfatizou dizendo que os recursos servirão para pagar professores. “Temos crianças em fila de espera”. Adriana falou que, mesmo que os alunos não sigam a carreira musical, estarão adquirindo alguns princípios como disciplina e sinergia. “Além de ganharem uma família”.  Ela exemplificou ainda dizendo que que projetos como esse surtem efeitos. “O Morro da Maré, no Rio de Janeiro, tem 1.500 crianças inseridas numa proposta semelhante à nossa e o resultado é gratificante”. Ao encerrar sua manifestação, ressaltou que o projeto está em fase de expansão. “E vocês podem nos ajudar a transformar destinos”. 

O vereador Hamilton Sossmeier (PSC), proponente da pauta, parabenizou pela iniciativa. “Quando um menino de rua aprende a tocar um instrumento, sua autoestima aumenta”, ressaltou o vereador, dizendo que algumas experiências são decisivas na formação das crianças. Ele enfatizou também a importância de tirar crianças das ruas. “Essa é a nossa missão”. 

Texto

Regina Andrade (reg. prof. 8.423)

Edição

Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)