Plenário

Projeto homenageia fisioterapeuta morto na queda do avião da Chapecoense

Rafael Gobbato perdeu a vida junto aos profissionais da equipe catarinense na tragédia ocorrida no final de 2016.

  • Vereador Cassiá Carpes
    Vereador Cassiá Carpes (PP), autor do projeto (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
  • Vereadores aprovam moção de solidariedade às vítimas do acidente aéreo com o avião da delegação da Chapecoense.
    No ano passado, os vereadores aprovaram uma Moção de Solidariedade à Chapecoense (Foto: Matheus Piccini/CMPA)

Está em tramitação, no Legislativo municipal, o Projeto de Lei nº 064/17, de autoria do vereador Cassiá Carpes (PP), que concede o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre in memoriam ao fisioterapeuta Rafael Corrêa Gobbato. O homenageado foi uma das vítimas da queda do avião que levava a delegação da equipe da Chapecoense para Medellín, na Colômbia, em 29 de novembro de 2016.

Natural da capital gaúcha, Rafael Gobbato graduou-se em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs) em 2006 e fez mestrado em cirurgia plástica na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Após, começou a vida profissional em clubes de futebol. “Foi um grande fisioterapeuta, recebendo reconhecimento com louvor nos locais em que trabalhou, deixando lembranças nos atletas não apenas como um excelente profissional, mas como um ser humano idôneo, responsável, amigo e leal”, afirma o autor da proposta.

O homenageado também foi sócio de um centro de reabilitação em Santa Maria e professor do Curso de Fisioterapia da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Chapecó, além de trabalhar como fisioterapeuta da Chapecoense. “Como não houve tempo em vida, o objetivo é homenageá-lo in memoriam, diante de seus familiares, em agradecimento a sua dedicação à vida das pessoas”, explica Cassiá na justificativa do projeto. No ano passado, dias após a tragédia, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou uma Moção de Solidariedade à Chapecoense, proposta pelo vereador Tarciso Flecha Negra (PSD).

Texto: Paulo Egidio (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)