Plenário

Projeto homenageia líder comunitária do Humaitá

Movimentação de plenário. Na foto, vereador Alvoni Medina.
Vereador Alvoni Medina (Republicanos) é o proponente (Foto: Débora Ercolani/CMPA)

Tramita, na Câmara Municipal de Porto Alegre, projeto de lei, de autoria do vereador Alvoni Medina (Republicanos), que denomina Rua Gilda Maria da Silva Diniz o logradouro público cadastrado conhecido como Rua Um – Loteamento dos Ferroviários –, localizado no Bairro Humaitá. O projeto prevê que as placas denominativas conterão, abaixo do nome do logradouro, os seguintes dizeres: "Tia Gilda, líder comunitária".

De acordo com Medina, o projeto atende a solicitação dos moradores e visa a facilitar a identificação e a localização das suas residências para que possam utilizar com mais facilidade os variados serviços de correspondências e cadastros públicos e privados, a partir da denominação desse logradouro.

Gilda, natural de Cachoeira do Sul (RS), mudou-se para Porto Alegre em 1966, aos 22 anos de idade. O esposo, Adão, trabalhou por 33 anos como ferroviário do Estado do Rio Grande do Sul. Ao decidir se aposentar, Adão foi despedido, juntamente com outros dez ferroviários contratados nos termos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Então, juntamente com um grupo de esposas, Gilda criou uma comissão para representar a categoria perante autoridades políticas da época.

Em 1994, originou-se a Cooperativa Habitacional Diretor Augusto Pestana, a qual Gilda havia presidido e, com o passar dos anos, alternava entre presidente e vice-presidente, até o ano de 2013, quando faleceu em decorrência de um aneurisma cerebral. Integrou o Grupo de Mães São Miguel, realizou diversas ações para arrecadar fundos e garantir alimentos para os moradores da região das ilhas em Porto Alegre. Atuou durante anos no CAR Noroeste, que defende os direitos dos moradores da região do Bairro Humaitá – Vila dos Ferroviários.

Texto

Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)

Tópicos:HumaitáGilda Maria da Silva Diniz