Plenário

Projeto homenageia líder comunitário no Bairro Lami

Discussões sobre o veto parcial do executivo ao plano diretor. Na foto: Vereador Dr. Thiago Duarte
Vereador Dr. Thiago Duarte (DEM) (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Lei do Legislativo nº 150/16, de autoria do vereador Dr. Thiago Duarte (DEM), que denomina Beco Luiz Sidnei dos Santos Ogando o logradouro não cadastrado conhecido como Beco C – Estrada Otaviano José Pinto -, localizado no Bairro Lami. Segundo Duarte, o intuito desse projeto é “homenagear esse querido cidadão porto-alegrense, garantindo assim a cidadania dos moradores da localidade”.

Luiz Sidnei dos Santos Ogando nasceu em 1945, em Porto Alegre. Cresceu e morou parte de sua vida na cidade de Viamão, região metropolitana da Capital, e lá iniciou seu trabalho com o granito e a construção civil. Em 1970, foi líder comunitário e, devido sua luta pela comunidade, foi convidado a assumir um cargo na Subprefeitura Municipal de Viamão, no período de 1994 a 1997. Em 1998, mudou-se para o Bairro Lami, extremo sul da Capital, onde residiu até seu falecimento, em 2010.

Em Porto Alegre, dedicou-se ao comércio, sem esquecer as lutas sociais perante o centro comunitário e as famílias da localidade. Luiz Sidnei foi o primeiro morador a construir e a residir no Beco C – Estrada Otaviano José Pinto –, inaugurando loteamento denominado Parada 21, que hoje conta com centenas de famílias.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)