Plenário

Projeto homenageia Ortopedia Wiesbauer

Movimentação de plenário. Na foto: Vereador Paulo Brum na tribuna do plenário.
Paulo Brum (PTB) (Foto: Guilherme Almeida/CMPA)

Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o Projeto de Resolução nº 006/16, de autoria do vereador Paulo Brum (PTB), que concede o Diploma Honra ao Mérito à Ortopedia Wiesbauer Ltda. Segundo Brum, a empresa é merecedora da homenagem “pelos relevantes serviços prestados às pessoas com deficiência”. A Wiesbauer é a primeira empresa de ortopedia técnica do Brasil, possibilitando o acesso à produtos de saúde de última geração e a atendimentos domiciliares.

A empresa foi fundada em 1913 pelo húngaro Rudolf Wiesbauer, que fazia selas em couro para cavalos e depois passou a confeccionar coletes, cintas, fundas para hérnia inguinal, tipoias e próteses de perna e braço. A Ortopedia Wiesbauer se sobressai no mercado na venda de nebulizadores e fraldas geriátricas, sendo a primeira empresa a vender tais produtos no estado. 

Em 2001, a empresa expandiu as operações com a implantação do Centro de Distribuição Wiesbauer, com área de 500 metros quadrados, onde há, também, uma oficina especializada em cadeiras de rodas e móveis hospitalares. Em 2015, a Wiesbauer inaugurou uma clínica especializada em próteses e órteses e uma loja virtual.

Texto: Ananda Zambi (estagiária de Jornalismo)
Edição: Marco Aurélio Marocco (reg. prof. 6062)