Plenário

Projeto homenageia Sidnei Zolim Boccudo

Vereador Marcio Bins Ely
Vereador Márcio Bins Ely (PDT) é o proponente (Foto: Ederson Nunes/CMPA)
Está em tramitação na Câmara Municipal de Porto Alegre o projeto de lei do legislativo nº 082/18, de autoria do vereador Márcio Bins Ely (PDT), que concede o título de Cidadão Emérito de Porto Alegre a Sidnei Zolim Boccudo. Nascido na Capital, em 21 de setembro de 1944, Sidnei é morador da Zona Sul há aproximadamente 70 anos, tendo cursado o primário no Grupo Escolar Três de Outubro e, posteriormente, o ginásio na Escola Estadual Padre Reus.

Apaixonado por esportes, principalmente futebol, foi um dos fundadores do Juventus Futebol Clube, no qual foi atleta por vários anos. Como atleta, também defendeu as cores do Esporte Clube Bandeirantes, nos anos de 1959 e 1960, sendo consagrado campeão da Terceira Divisão Amador em 1960, quando tinha apenas 16 anos. Em meados de 1961, jogou no infanto-juvenil do Sport Club Internacional, no qual permaneceu pelo período de um ano e seis meses, transferindo-se em seguida para o Esporte Clube Cruzeiro, na Capital, em que atuou no juvenil pelo período de dois anos.

Profissionalmente, Sidnei iniciou suas atividades no Ministério da Agricultura, entre os anos de 1964 e 1968, ocupando a função de responsável pelo Setor Pessoal. Anos mais tarde, ingressou no Ofício Distrital da Tristeza, atualmente 11º Tabelionato de Notas, onde exerceu a atividade de escrevente pelo período de 26 anos. Após, a convite do titular do 1º Tabelionato de Notas da Capital, Ayrton Bernardes Carvalho, ingressou naquela serventia como tabelião substituto, função que ocupa há 21 anos.

“Sempre preocupado em ajudar o próximo, em 1990, reunido com vários amigos, que também compartilhavam o desejo de ajudar entidades filantrópicas, Sidnei criou o grupo Amigos para Sempre, que anualmente realiza bailes festivos, com a finalidade de reunir amigos e arrecadar fundos para entidades beneficentes. Inicialmente as arrecadações se davam para auxiliar a Associação Hospitalar Vila Nova, o que ocorreu por vários anos. Atualmente, os eventos têm sido realizados em prol do Educandário São João Batista, entidade que auxilia diariamente 200 crianças com necessidades especiais”, escreve Bins Ely em seu projeto. O próximo baile festivo já está agendado para 18 de agosto deste ano, sendo o 25º do grupo Amigos para Sempre, e cuja renda apurada em sua totalidade novamente será revertida em favor do Educandário.


Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Carlos Scomazzon (reg. prof. 7400)