Plenário

Projeto inclui Dia do Ballet Clássico no calendário oficial

Vereador Mario Bins Ely na tribuna.
Vereador Márcio Bins Ely (PDT), autor da proposta (Foto: Leonardo Contursi/CMPA)

Está tramitando, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei que inclui o Dia do Ballet Clássico no Calendário de Datas Comemorativas e de Conscientização do Município, no dia 30 de março.  O projeto é de autoria do vereador Marcos Bins Ely (PDT). 

A proposta da inserção da data comemorativa foi feita pela bailarina gaúcha Karen Ibias. Ela foi a primeira a realizar o exame de professores da Royal Academy of Dance, em Londres. Em julho de 2006, recebeu o título de professora da instituição, entregue por Antoinette Sibley, presidente na época.

A bailarina mantém sua escola na capital gaúcha há 25 anos. Ao longo do tempo, participou de diversos festivais pelo Brasil e no Exterior, obtendo premiações importantes para o balé do Rio Grande do Sul. Conforme o projeto, o resgate dessa cultura, que produziu uma série de talentos em Porto Alegre, passa a ser fundamental para que a cidade não fique de fora do contexto das grandes capitais.

Ainda de acordo com a proposta, a dança retratava a cultura de um povo e de uma época, assim como também retratava a aristocracia como soberana e glamourosa. Com o passar dos anos, veio a necessidade dos bailarinos de levar a arte do balé para fora dos salões dos palácios. Dessa forma, surgiu a primeira escola de dança - Académie Royale de Danse, no dia 30 de março de 1661.

Conforme o preponente, o principal objetivo é fomentar a arte que há séculos permanece viva e possui grande representativa na capital dos gaúchos.

Texto de: Munique Freitas (estagiária de Jornalismo)