Plenário

Projeto inclui Feira e Brique da Zeferino Brasil no calendário

Movimentação de Plenário. Na foto, o vereador André Carús.
O vereador André Carús (MDB), autor da proposta (Foto: Andielli Silveira/CMPA)

Está em tramitação, na Câmara Municipal de Porto Alegre, o projeto de lei de autoria do vereador André Carús (MDB) que inclui a Feira de Artesanato, Artes Culinárias, Economia Popular e o Brique da Praça Zeferino Brasil, realizados aos sábados, no Calendário de Eventos e no Calendário Mensal de Atividades da Capital.

Segundo Carús, as grandes cidades do mundo contam com uma feira de artes plásticas e uma de artesanato em suas vias públicas como forma de atração turística local, nacional e até mesmo internacional. Na sua opinião, os espaços estimulam a promoção de geração de renda, oportunizando a divulgação das artes e a ocupação dos espaços. A ocupação dos espaços públicos, como praças e vias, promove iniciativas espontâneas de pequenos grupos de amigos ou familiares, cooperando positivamente para solucionar o constante problema de insegurança, pois, quanto maior for a presença dos cidadãos, menor será a incidência de danos ao patrimônio público e ocupações irregulares.

“Além disso, para estimular os artistas em geral, é preciso que o Poder Público incentive a divulgação das suas obras, oportunizando a exposição ao ar livre em ruas ou praças de fácil acesso à população, criando espaços como as feiras, na tentativa de oferecer oportunidades, valorização da produção cultural local e geração de trabalho e renda” completa o vereador.

Texto: Matheus Lourenço (estagiário de Jornalismo)
Edição: Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)